Seja bem vindo à profissão corretor de imóveis

corretor_de_imóveis

Iniciar uma nova carreira é algo desafiante na vida de todo profissional.
Lembro-me em detalhes do começo da minha atuação como corretor de imóveis. Parece até que foi ontem, mas já se passaram 15 anos.

Muitas histórias, amigos, conquistas, dificuldades, desafios, aprendizados e experiências marcaram a minha trajetória e hoje, compartilho muito dessas vivências aqui no blog, uma forma que encontrei para contribuir com a evolução do mercado imobiliário que tanto me encantou e ainda me encanta a cada dia.

E hoje, de uma forma muito especial e até com uma dose de saudade, retomarei um pouco do início da minha carreira. Acolho a sugestão de um leitor do blog que pediu para que eu escrevesse sobre os novos entrantes nesta fascinante profissão que é a de corretor de imóveis.

Resolvi contar um pouco da minha história, pois apesar de já fazer um “tempinho” que iniciei no mercado imobiliário atuando como corretor, percebo que muitos desafios ainda precisam ser superados e o profissional que quer ser um diferencial tem que estar atento a eles.

No começo não foi fácil. Vivi um período em que as empresas se preocupavam muito mais com a quantidade de corretores e não com qualificação profissional. Essa realidade, felizmente, vem se modificando uma vez que a própria dinâmica do mercado demanda por profissionais capacitados, mas ainda é um desafio que precisa ser vencido.

Sou de um tempo em que não existia sistema informatizado e os imóveis eram apresentados previamente por meio de fichas organizadas em diversas pastas. Você que está entrando na profissão agora e  se depara diante de tantos recursos tecnológicos, consegue imaginar como era vender um imóvel dessa forma?

Mesmo diante dos desafios não me acomodei, busquei por um diferencial que me destacasse diante de um mercado com profissionais tão parecidos e com carências de qualificação.

Aproveitava as horas vagas para conhecer os imóveis, pesquisava os detalhes das fichas e buscava identificar características que ninguém trabalhava. Andava pelas ruas para analisar os empreendimentos, mesmo que não houvesse um cliente interessado. Buscava me aprimorar não só em relação ao imóvel, mas também sobre a região onde ele estava inserido. E isso fez uma grande diferença na minha carreira, pois não esperava um cliente me ligar para me apoderar de um imóvel, me antecipava às possíveis objeções e me empenhava para buscar todas as respostas. Percebia que vários colegas reclamavam que não tinham boas oportunidades, porém via que os desafios que surgiam não eram convertidos em aprendizados e que o caminho que parecia mais fácil era ficar inventando desculpas para justificar as não vendas.

Sempre tive a convicção, e já até abordei isso aqui no blog, de que as oportunidades só aparecem para quem está preparado e quem não se capacita vai sempre achar que o outro tem muita sorte. Pensar assim é mais cômodo, mas quem quer ter sucesso nesta área precisa se desafiar, se questionar e se envolver mais a cada dia para quando a oportunidade aparecer estar preparado para identificá-la.

Confesso até mesmo que quando iniciei minha carreira, a possibilidade de altos ganhos financeiros foi o que mais me encheu os olhos, e esse, certamente, é um dos primeiros aspectos analisados pelos atuais entrantes na profissão, vide a valorização que o mercado imobiliário vem ganhando nos últimos anos.

Contudo, com o passar do tempo, fui me apaixonando e me envolvendo cada vez mais com a corretagem imobiliária. Busquei aprimorar permanentemente os meus processos, pois queria dar sempre o melhor que eu podia e isso fez toda a diferença.

O meu empenho e dedicação me fizeram alcançar ambições mais altas do que eu imaginava, de corretor de imóveis evolui para outras funções dentro do mercado e cheguei até mesmo a ser sócio e executivo em uma das imobiliárias do Estado do Espírito Santo.

Hoje, me desafio a desbravar outros ramos do segmento de imóveis atuando em consultorias, treinamentos de equipes, compartilhando saberes e aprendendo a cada dia mais com a contribuição dos leitores do blog.

Não quero contar nenhum um tipo de vantagem ao dividir com vocês um pouco da minha trajetória que para mim trouxe muita felicidade, mas acredito muito no potencial do mercado imobiliário e sou um eterno apaixonado pelo trabalho que faço e pelo segmento em que atuo.

Se você que está entrando no mercado imobiliário agora como corretor de imóveis e se permite conhecer a experiência e a opinião de alguém que está no segmento há mais tempo, só tenho a dizer que esta profissão é muito gratificante. Fazer parte da realização do sonho de tantas pessoas, construir relacionamentos que, muitas vezes, são transformados em amizades sinceras são oportunidades que poucas profissões podem oferecer. E a carreira de corretor de imóveis possibilita isso.

Portanto, você que está chegando a esta fascinante e apaixonante profissão: seja bem vindo!
Acredite e dê sempre o seu melhor. Seja o autor da sua vida e não um simples  ator. Faça sua história acontecer!

São essas atitudes que o transformarão em um verdadeiro corretor de imóveis, um gestor de negócios e não, simplesmente, um mostrador de imóveis que não constrói relacionamentos. E como diz um grande amigo meu, “relacionamentos são negócios disfarçados”.

Agora, convido você a partilhar também suas experiências.
Você que já está no mercado há mais tempo, o que diria para os novos corretores de imóveis, que vivências transformaram a sua história? E você que está chegando, o que espera encontrar nesse mercado?

Sua opinião é muito importante, participe!

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!