O que é ter sucesso para você?

o-que-é-sucesso-para-você-

Você já reparou como a busca pelo sucesso é uma característica marcante da nossa sociedade atual? É comum vermos cursos, palestras, livros, instituições de ensino, filmes e artigos que apresentam receitas infalíveis e que prometem a conquista do sucesso de forma rápida e garantida.

Às vezes, tenho a sensação de que somos direcionados a pensar no sucesso como se estivéssemos em um supermercado, e ali pudéssemos colocar em nosso carrinho de compras várias caixinhas de sucesso, umas para a vida pessoal, outras para a profissional e os mais diversos tipos de êxito. Você já se sentiu assim?

Ultimamente, tenho refletido muito sobre o que é ter sucesso. Mas afinal, será que conseguimos conceituar esta palavra que, aparentemente, é tão simples, mas que nos revela tantos significados?

Confesso que dar sentido à expressão “ter sucesso” não foi fácil, pois é algo tão subjetivo, que desperta em nós as mais variadas emoções e nos faz transitar por vários mundos, mundos esses que, muitas vezes, nem sabemos como nos comportar neles.

Por isso, hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouco dessa reflexão. Cheguei à conclusão de que ter sucesso, prioritariamente, é ter a oportunidade de sermos verdadeiramente quem nós somos, sem precisarmos de máscaras ou ter que inventar personagens.

Associo sucesso à garra e força de vontade porque é cada um de nós quem deve direcionar a percepção a fim de construir os relacionamentos necessários para atingir os objetivos, para ter êxito naquilo que se propõe a realizar.

Para ter sucesso é necessário fazer uma profunda viagem para dentro de si, conhecer os limites e potencialidades que cada um possui, para, a partir daí, identificar aonde se quer chegar e criar os estímulos necessários para percorrer o caminho que levará a uma vida bem sucedida, seja ela no âmbito pessoal, social, familiar ou profissional. Você está disposto a fazer esta viagem?

Ter sucesso é valorizar cada elemento da sua vida, desde os mais simples até os maiores feitos. O fato de acordar toda manhã e perceber os sinais de vitalidade que percorrem toda a extensão corpo, mesmo em meio aos mais diferentes desafios e situações, já é uma grande realização e podemos considerar a força da vida como um sucesso.

É necessário estar sensível e valorizar esses simples êxitos para ousar projetar realizações maiores. Sem perceber essas sutilezas, esses pequenos, mas valorosos sinais de sucesso, é difícil ir em busca de novas realizações, pois ficaremos sempre preocupados em alcançar o sucesso e não conseguiremos nos envolver e aproveitar as pequenas vitórias diárias.

Em suma, estaremos obcecados por um objetivo que é ter o sucesso, mas não conseguiremos percebê-lo quando este momento chegar.

É interessante perceber que o sucesso assume várias facetas de acordo com as percepções de cada ser humano. Ele também é mutável, pois assume um significado diferente em cada momento da vida. O que era sucesso para mim há cinco anos já não tem o mesmo sentido hoje e, certamente, não terá nos próximos cinco anos futuros.

Mas uma coisa não muda, a busca pelo sucesso deve nos impulsionar a querer sempre sermos pessoas melhores, não só melhorando a nossa qualidade de vida, mas, também, a das pessoas que estão ao nosso redor.

Um sucesso, que é baseado em cima do sofrimento e do rebaixamento do outro, não garante uma felicidade plena. Somos mais bem sucedidos quando temos a oportunidade de compartilhar o nosso bem-estar com a nossa rede de relacionamentos.

Com isso, ter sucesso é também estar conectado a pessoas, é ter amigos e saber valorizar as coisas simples. O que parece muitas piegas é o que faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Você já deve ter conhecido pessoas que alcançaram todos os objetivos que traçaram, mas que não eram felizes. Esta situação pode até ter acontecido com você ou com alguém muito próximo. E sabe por que isso acontece? Porque o sucesso não foi compartilhado, porque, possivelmente, a pessoa nessa situação não conseguiu saborear as pequenas vitórias que foi conquistando ao longo do caminhar.

O passar dos anos me ensinou um novo indicador sobre o que é ter sucesso. Hoje, tenho muito forte em minha vida que o meu maior sucesso é ter saúde. E quando falo em saúde, não me refiro a um corpo perfeito ou a ausência de doença, e sim a um sentido muito mais profundo que é a qualidade vida, o bem-estar e um equilíbrio saudável da minha vida.

Durante um período da minha vida, o sentido de ter sucesso estava intimamente ligado à ideia de ter dinheiro e bens materiais. E isso não é errado. Contudo, basear o seu sucesso apenas nesses elementos não é suficiente se você não tiver um equilíbrio na saúde ou se não tiver condições físicas e psicológicas para aproveitar aquilo que foi conquistado.

O que é simplesmente matéria pode nos ser tirado e todo sucesso que imaginávamos ter acaba por se transformar no oposto, ou seja, um grande fracasso.

Não quero que a partir desse artigo de hoje você se sinta como se estivesse no supermercado e perceba esta reflexão que compartilhei com vocês como mais uma caixinha de sucesso.

Na realidade, o que pretendo é contribuir para a percepção de vocês sobre a forma que o sucesso tem assumido em nossas vidas. Muitas vezes, estamos cegos por esta procura incansável que nos esquecemos de viver. Mas o tempo não volta e não temos a oportunidade de corrigir o que já está feito, mas podemos transformar o que ainda iremos realizar.

E agora, convido você também a fazer essa viagem. O que é ter sucesso para você? É possível encontrar o seu conceito de sucesso dentro das caixinhas que tentam constantemente nos vender? Compartilhe conosco a sua opinião. Muito Sucesso pra você.

Já curtiu a nossa página fã? >> FB/guilhermemachado.blog Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

SOBRE O AUTOR