Alô, corretor de imóveis: o ano só começa após o carnaval?

corretor-imoveis-ano-comeca-depois-carnaval

No Brasil, há uma velha máxima de que o ano só começa depois do carnaval.
Seria esta questão apenas mais um dito popular ou realidade? Você já pensou neste assunto?

Seja para quem curte a folia ou para quem aproveita este grande feriado para descansar, é fato que o carnaval é uma das expressões culturais mais festejadas e aguardadas por muitos brasileiros. Porém, para algumas profissões, como a de corretor de imóveis, feriado não é sinônimo de folga, inclusive o carnaval.

Eu mesmo já fui escalado para o plantão de carnaval. A frustração e a vontade de estar com os meus amigos festejando eram inevitáveis. Nesta hora, além de pensar na diversão que eu estava perdendo, também me questionava: o que fazer para aproveitar melhor estes dias no stand de vendas?

Tenho certeza de que este questionamento também passa pela cabeça de muitos corretores que estarão escalados para o plantão de carnaval. Por isso, compartilho estratégias simples, mas poderosas, para potencializar o seu tempo, convertendo sua abdicação da folia ou do descanso em resultados reais. Desafie-se e inove!

1. Seja surdo

Gosto muito de uma história que exemplifica bem esta dica. Certo dia, na cidade dos sapos, acontecia uma corrida cujo ganhador seria o sapo que chegasse em primeiro lugar ao topo de uma montanha bastante alta. A competição, que mobilizou toda a região, contou com a participação de 10 sapos-atletas.

Ao dar a largada, os sapos que estavam assistindo à corrida começaram a gritar palavras de desmotivação para os competidores: “desistam”, “vocês não vão
conseguir”, “esta montanha é muita alta, o prêmio não vale o esforço”. E assim, um a um dos sapos-atletas iam desistindo e se juntando à multidão descrente, até que sobrou apenas um que chegou ao alto da colina.

A cidade não acreditava no que via. Um repórter, ao entrevistar o campeão, perguntava por que ele não havia desistido mesmo com toda a “sapaiada” o estimulando a não continuar. Foram várias perguntas e o campeão nada respondia. Moral da história: ele era surdo.

Compartilho esta história com você porque em muitos momentos da nossa vida temos que ser surdos para as coisas que irão nos desviar de alcançarmos o nosso objetivo e para pessoas que querem nos fazer perder o foco em nossas metas.

Seja surdo para estas pessoas, pois para elas é difícil ter que conviver com o seu sucesso. Foque no cliente e venda mais.

2. Ative seu cliente

No carnaval, muitas pessoas vão querer desestimular você a ir ao plantão. Vão dizer que é tempo perdido e que nenhum cliente vai aparecer, pois os mesmos também estarão se divertindo. Não vou mentir e tentar maquiar uma situação real: sim, em um plantão de carnaval, o fluxo no stand de vendas é bem menor do que em dias normais, mas você pode converter esta realidade.

Além de estar surdo para estas pessoas que vão querer tirar sua atenção, você também precisa provocar-se a uma mudança de atitude. Aproveite este momento de menor movimento para organizar o seu trabalho, segmentar os seus clientes e até mesmo ligar para clientes com quem você deixou de se relacionar, os chamados inativos.

Em nosso dia a dia, é comum que estejamos focados nos clientes que estão em situação de fechamento ou que já estão com a compra do imóvel em andamento e nos esquecemos daqueles clientes com os quais iniciamos um contato, mas que por algum motivo deixamos de nos relacionar.

Então, é nessa hora de baixa de fluxo que você deve ligar para aqueles clientes aos quais não está dando a devida atenção. Este pode ser o momento da sua venda, pois acredite, o cliente espera sua ligação. Com atitude você pode transformar o seu plantão.

3. Tenha foco e aumente sua produtividade

Nesta época do carnaval, é comum ficarmos dispersos e mais pré-dispostos a conversas sobre assuntos que não estejam relacionados ao plantão de vendas e ao mercado imobiliário. Ficamos imaginando e conversando com os nossos colegas do plantão sobre como está o carnaval no Rio de Janeiro ou Salvador, por exemplo, e como seria bom estar lá.

Não quero dizer que você não deva pensar nestas coisas, afinal, momentos de descontração são fundamentais para um bom clima de trabalho e, consequentemente, para o nosso rendimento. Contudo, é necessário que estejamos com foco para aumentar a nossa produtividade.

Esqueça que é carnaval e foque na oferta da solução para o seu cliente!
Encare o seu plantão como a oportunidade de potencializar seus resultados e comprometa-se com este objetivo.

4. Crie seu tempo-folia

O cliente é o maior responsável pelo seu plantão de carnaval, então programa-se para estar o maior tempo possível com ele. Lembre-se: não são todos os clientes que aproveitam o feriadão para viajar. Muitos deles estão justamente esperando este tempo de folga para pesquisar o imóvel dos seus sonhos e esperam chegar ao plantão e encontrar corretores bem dispostos a atendê-los.

Então, faça do seu momento no stand o seu tempo-folia. Se os dias do carnaval são marcados por descontração e envolvimento, transfira estes sentimentos para o seu plantão e proporcione um atendimento único e diferenciado ao seu cliente.

5. Entusiasme-se

Em última análise, é importante reforçar que a sua alegria é a força motora das suas atitudes, conserve-a e terá o poder para alcançar o seu objetivo. Tente criar estratégias que tornem o plantão mais alegre e não fique se lamentando por estar trabalhando. Lembre-se, o carnaval acontece todo ano, mas a sua hora de vender é no momento em que está no stand de vendas e esse pode ser único, pois a oportunidade pode não se repetir.

Compreender e colocar estas dicas em prática pode lhe proporcionar uma experiência diferenciada em seu plantão de carnaval!

Engana-se quem pensa que o ano, efetivamente, começa depois do carnaval. Este é apenas mais um dos rituais da nossa cultura e antes dele muitas transformações acontecem em sua carreira. E se até agora você estava esperando o carnaval passar para ativar as suas vendas, reflita, você ainda tem alguns dias para estimular novas atitudes.

—-

Já conhece o canal do Guilherme Machado no Youtube?

São vídeos inéditos com dicas e análises sobre o Mercado Imobiliário.
Assine o canal e receba as novidades em primeira mão!

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!