(27) 3019-3600 | contato@guilhermemachado.com
Informações estratégicas para corretores de imóveis e análises sobre o mercado imobiliário
Icon post Publicado em 08/05/2012

Planejar o futuro é agir no presente

  • 4

 

 

O que você vai ser quando crescer? Esta é uma pergunta que, certamente, ouvimos muitas vezes quando éramos crianças. Neste período, várias coisas passavam por nossa cabeça e respondíamos a essa questão com muita naturalidade e, por vezes, até com bastante criatividade.

Porém, à medida que vamos crescendo, responder aos questionamentos relativos ao nosso futuro se torna um desafio e é frequente recorrermos ao senso comum e pensarmos em respostas como: “o futuro a Deus pertence”, “não sei o que será de mim amanhã, quanto mais daqui a 10 anos”.

Muitas vezes desejamos ter uma bola de cristal para prever o nosso futuro e resolver todos os nossos problemas. Contudo, no mundo real não há uma tecnologia ou ferramenta que seja capaz de nos mostrar exatamente o que ainda está por vir, mas nós temos um importante aliado ao nosso favor que pode nos ajudar a projetar o nosso futuro: o planejamento.

Se pensarmos no futuro simplesmente como algo que irá acontecer, podemos concluir que todos nós teremos um futuro. Entretanto, se ampliarmos a nossa visão e entendermos que nós temos um papel fundamental no rumo da nossa história, veremos que o futuro não é apenas um espaço no tempo, mas a possibilidade de termos uma vida melhor do que a que vivemos hoje.

Sendo assim, convido você a uma reflexão. Quando se fala em futuro, onde você imagina estar? Tenho certeza de que pensou em várias coisas, mas agora provoco uma reflexão um pouco mais profunda: o que você faz para chegar lá onde você imagina?

A resposta dessa segunda pergunta é o que vai definir se você irá ou não conquistar o que deseja. Se você pensa em algo, mas não faz nada para que isso se concretize, tenha certeza de que seus planos serão frustrados.

Planejar o futuro não é puramente imaginar o que você quer, mas agir no presente de modo a criar condições para concretizar aquilo que almeja. Desta forma, estabeleça objetivos que reflitam o que realmente você deseja alcançar no futuro. Defina quais atitudes necessitam ser tomadas hoje para realizar as suas metas e, principalmente, execute-as, aja no seu presente.

Esteja atento às oportunidades que podem surgir na sua trajetória, mas lembre-se que as oportunidades são melhores aproveitadas e potencializadas por quem está preparado.

Por isso, capacite-se, esteja sempre bem informado sobre os assuntos que são relevantes para os seus objetivos, envolva-se e interaja com os espaços onde atua, conecte-se a outras pessoas e construa redes de relacionamentos, conquiste fãs.

Prepare-se também para as ameaças, ou seja, para as dificuldades que poderá encontrar. Saiba ler os sinais do mercado e da própria dinâmica social e antecipe-se às possibilidades de risco. Não negligenciar esses sinais é ter a possibilidade de transformar ameaças em oportunidades.

Tenho a convicção de que um futuro promissor só irá acontecer se fizermos do nosso presente um diferencial, planejando os objetivos que desejamos alcançar e agindo, ou seja, colocando em prática o que vamos aprendendo no nosso dia a dia, inovando, adquirindo novos conhecimentos.

Planejar o futuro não é somente olhar para frente. Temos que aprender com o nosso passado e fazer um presente ativo e consciente para colhermos bons frutos daquilo que executamos no agora.

Não há dúvidas de que planejar o futuro é agir no presente. Todo conhecimento que é conquistado só será refletido no futuro se você reinvestir o que aprendeu, ou seja, colocar em prática para poder aprender cada vez mais visando um futuro promissor.

Um pensamento do filósofo chinês, Confúcio, ilustra bem o espírito do nosso artigo de hoje – “O que ouço, esqueço. O que vejo, recordo. O que faço, aprendo.”. Inspire-se nesta reflexão!

Convido você, mais uma vez, a envolver-se neste desafiante tema comigo: você tem cuidado do seu presente para alcançar um futuro melhor? Como tem sido sua experiência? Deixe sua opinião, ela é muito importante para termos um futuro cada vez mais promissor.

Já curtiu a nossa página fã? >> FB/guilhermemachado.blog Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

Tags:

planejamento
Autor
Guilherme Machado

Consultor, Coach e Palestrante nacional em Vendas, Motivação e Marketing.


Comentários

Powered by Google+ Comments

  1. Severino Martins de Medeiros Neto disse:

    A mensagem é muito boa e apresenta o que tenho defendido no blogger que colaboro. Cordialmente.
    Pr. Severino,conhecimentoegraca.

  2. Gabriela Oliveira disse:

    Tudo que precisava ler neste momento da minha vida. Entrei no mundo nos negócios a pouco tempo, então ainda tenho dúvidas se este caminho é o caminho certo e como fazer pra alcançar tais objetivos advindo deste percurso. Este artigo nos faz refletir a questão de ‘quem somos e pra onde vamos’ no sentido profissional. E o planejamento é primordial pra quem almeja crescer na vida, mas mais importante ainda são nossas ações, atitudes positivas para que se possa alcançar essas metas. ÓTIMO TRABALHO, VIU! PARABÉNS.

  3. Olá Gabriela, agradeço suas palavras e feedback. Seu posicionamento além de complementar nossas ideias foram experessadas de forma energizante.
    Sinta-se sempre à vontade para interagir conosco.
    Juntos somos fortes.

Deixe um Comentário


5 + = seis