(27) 3019-3600 | contato@guilhermemachado.com
Informações estratégicas para corretores de imóveis e análises sobre o mercado imobiliário
Icon post Publicado em 05/05/2012

Corretor de imóveis: torne-se o melhor captador

  • 93

A captação de um imóvel é atualmente um grande desafio para os profissionais do mercado imobiliário. A atividade envolve a procura, a descoberta e a formalização da entrada de novos imóveis no rol de ofertas de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis.

Quem já passou pela experiência de fazer um trabalho inverso ao que é comum no seu dia a dia sabe o quanto é importante entender o processo da captação, pois o objetivo do corretor nessa situação não é vender um imóvel para o cliente e sim convencer um proprietário de que é o profissional capacitado para realizar a venda de um determinado empreendimento. Você concorda?

O mercado imobiliário possui particularidades que acabam por exigir maior empenho e dedicação dos profissionais que atuam na área. Diferente de uma loja em que o gerente, ao perceber a falta de uma mercadoria, logo liga para um fornecedor para repor o estoque, no segmento de imóveis não há essa facilidade. O corretor de imóveis não tem a sua disposição uma central de distribuição para a qual ele ligue e tenha prontamente 10 apartamentos de três quartos, por exemplo.

Nosso segmento exige um rico banco de dados, pois se corretor não tem em sua carteira de empreendimentos um imóvel que atenda ao perfil do cliente, ele não tem o que oferecer.

Por esta razão, resolvi refletir hoje sobre algumas dicas de como se tornar o melhor captador. O profissional que quer se destacar no mercado tem que saber transitar entre as diferentes áreas do setor de imóveis. Não basta apenas ser um bom vendedor, também é imprescindível saber captar, pois as chances de melhorar os seus resultados serão potencializadas.

Atuamos em um mercado no qual lidamos a todo instante com pessoas e, diante desse cenário, saber estabelecer boas conexões é primordial. A construção de um bom relacionamento deve ser o primeiro objetivo dos profissionais da captação.

O envolvimento do corretor que visa à captação com o proprietário de um imóvel deve estar baseado em uma relação de confiança, de conhecimento do mercado, de compromisso com a venda da unidade em questão. E isso requer persistência, paciência, dedicação e acima disso gostar do trabalho que se propõe a fazer, pois se o corretor não gostar de atuar nessa área, dificilmente terá o engajamento necessário.

E uma das táticas que sempre usei ao longo da minha carreira para me tornar um melhor captador foi ter no porteiro dos prédios o meu maior parceiro e aliado.

Este profissional muitas vezes conhece as pessoas que por ali circulam, participa da rotina desses proprietários e, normalmente, ouve os comentários de quem deseja vender uma unidade, seja naquele prédio ou em outros espaços.

O porteiro até pode se tornar uma boa estratégia de divulgação para quem quer vender um imóvel, pois ele ocupa um local estratégico no qual se relaciona com muitas pessoas durante o dia. Daí a importância do corretor de imóveis construir um bom relacionamento com este profissional.

Ir até eles, se apresentar, esclarecer quais são suas pretensões são algumas estratégias importantes, pois diante de situações de tanta insegurança é necessário estabelecer uma relação de confiança e até mesmo de cumplicidade com esses porteiros. Pense nisso!

Além disso, outra tática é o mapeamento de regiões estratégicas para o público com o qual me relaciono. Ao levantar esses espaços, é interessante estar mais próximo desses locais a fim de identificar as possibilidades de captação.

Por isso, é estratégico estabelecer conexões com os diferentes perfis do local como o dono do açougue, da farmácia, da padaria, entre outros. Essas pessoas conhecem as dinâmicas dos bairros e as pessoas que ali residem, e assim como os porteiros, acabam sendo fontes de informação sobre quem está querendo vender um imóvel.

Ao se relacionar com esses diferentes atores, o corretor de imóveis acaba por se tornar uma referência em soluções imobiliárias para determinada comunidade, e essa comunidade, por consequência, se torna potencial catalisadora de novos negócios.

É importante perceber que o bom captador deve trabalhar, sobretudo, com a perspectiva da captação para comercialização em exclusividade. Na maioria das vezes, os donos de imóvel têm a impressão de que, ao deixar o seu bem sob a responsabilidade de venda de vários profissionais, as chances de realizar o negócio serão mais ágeis.

Entretanto, os corretores de imóveis diferenciados e profissionais entendem a importância da exclusividade e devem saber passar os diferenciais desse sistema durante o processo de captação. É fundamental lembrar aqui, que os órgãos reguladores da corretagem de imóveis, como os conselhos regionais e o conselho federal, defendem veementemente a venda em exclusividade.

Para isso, é importante ser um eterno estudioso do mercado. O melhor captador é aquele que se antecipa às tendências porque está sempre atento às variáveis do segmento, tem as informações necessárias para sustentar suas argumentações e isso gera maior segurança e credibilidade para o corretor perante o prospect.

Além disso, é fundamental que o corretor de imóveis explicite bem os benefícios em ter a venda do imóvel em exclusividade e nesse processo deve ser destacado o que a imobiliária ou o profissional independente tem de melhor para oferecer, quais são os seus recursos.

Dentre eles, um dos argumentos mais importantes deve ser empenho da equipe em comercializar o mais rápido possível determinado imóvel, pois é isso que as pessoas querem quando optam por vender um bem.

Além disso, é fundamental apresentar um planejamento para a divulgação do imóvel. O seu prospect precisa ter noção de quais ferramentas você dispõe, quais são as vantagens de estar presente nesses espaços, como você pretende trabalhar a divulgação em cada um deles.

Diante das oportunidades geradas pela internet, é interessante explorar no planejamento de divulgação as oportunidades oferecidas por esse meio. Uma das ferramentas que utilizei bastante e que gerava grandes resultados era o tour virtual. Por ele, o comprador tem a chance de conhecer detalhadamente o empreendimento, o que reduz a necessidade de visita física ao local em função de uma melhor visualização.

O tour virtual permite, por exemplo, que o cliente avalie melhor se tem ou não o desejo de adquirir determinado imóvel e só irá conhecer pessoalmente a unidade se realmente houver a chance de efetivar a compra.

Alinhar junto ao proprietário do imóvel em captação os esquemas de controle e acompanhamento do processo de vendas, tais como: relatório de visita de compradores, dar feedback dessas visitas, combinar uma rotina de apresentação do imóvel para os corretores estratégicos da equipe de vendas para que esses possam construir os melhores argumentos para comercialização, são ações fundamentais para se tornar o melhor captador e passar confiança e segurança para o cliente.

O corretor de imóveis também deve saber avaliar o imóvel, entender de documentação, saber valorar o imóvel, tudo isso para prestar uma consultoria qualificada. Os donos dos imóveis, na maioria das vezes, sentem-se inseguros e procuram por profissionais que possam harmonizar esse desejo de venda.

É fundamental deixar esses pontos bem alinhados junto aos proprietários do imóvel para que o processo ocorra de forma transparente, ética e segura. Esse tipo de cliente precisa ver no corretor de imóvel um parceiro de vendas, alguém que vai dar o seu melhor para alcançar um objetivo comum.

Por fim, é importante lembrar aos amigos corretores que a captação de imóveis, além de enriquecer a sua carteira de ofertas de imóveis, é uma excelente oportunidade de melhorar os resultados financeiros dos profissionais da intermediação.

Normalmente, quem capta um imóvel também recebe uma participação sobre a venda, mesmo que não tenha sido o responsável pela comercialização. O corretor se torna assim, um grande gerador de novos negócios e receitas.

As dicas abordadas neste artigo são algumas das práticas que exercitei no meu dia a dia, e não tenho a pretensão de criar normas rígidas e sim compartilhar com meus colegas de profissão o que tem dado certo comigo. Essas reflexões podem e devem ser aprofundadas, adaptadas e aperfeiçoadas de acordo com a particularidade de cada profissional.

Vamos construir juntos? Você já ousou captar algum imóvel ou ainda tem a sua atuação restrita à venda direta? Algumas das reflexões que propus já foram colocadas em prática na sua rotina de trabalho? Você já havia refletido sobre a importância da captação? Como tem sido a sua prática de captação? Compartilhe conosco suas experiências. Vamos juntos fazer um mercado imobiliário cada vez melhor.

Já curtiu a nossa página fã? >> FB/guilhermemachado.blog Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

Autor
Guilherme Machado

Consultor, Coach e Palestrante nacional em Vendas, Motivação e Marketing.


Comentários

Powered by Google+ Comments

  1. Angela disse:

    Bom dia
    Tenho visto a prática de alguns corretores darem uma gratificação (R$) ao porteiro pela indicação qdo houver a venda do imóvel. Qual a sua opinião sobre isto?

    • Olá Angela,

      Não acredito que oferecer uma gratificação ao porteiro seja uma ação estratégica. A oferta deste tipo de vantagem pode ter um efeito positivo em curto prazo, mas não é a mais indicada. Vamos imaginar que um corretor A ofereça uma gratificação de X, mas como estamos em mercado bastante competitivo, um corretor B oferece a este mesmo porteiro uma gratificação de 2x. A qual dos dois o porteiro irá entregar a “informação privilegiada”? Certamente ao corretor que fizer a maior oferta.

      Sendo assim, acredito na importância da criação de relacionamento. É necessário estabelecer uma relação de empatia, de confiança e até mesmo de cumplicidade com esse porteiro, conforme apontei no texto. É uma relação de amizade e de companheirismo e não de troca de favores. São estes princípios que dão base a relacionamentos duradouros.

  2. FLÁVIO disse:

    SOU UM RECENTE CAPTADOR DE IMÓVEIS, E TENHO ALGUMAS DÚVIDAS COMO ABORDAR UM PROPRIETÁRIO, QUAL SEU CONCELHO?

    • Olá Flávio,

      Quero lhe dar os parabéns por assumir este importante desafio que é a captação. Posso lhe assegurar que você já iniciou esta tarefa pelo caminho certo: a busca pela qualificação e pela melhoria contínua dos seus processos.

      E é justamente a sua preparação e profissionalismo que irão lhe garantir uma boa abordagem com proprietário. Relacionamento é a palavra-chave para a captação. O dono do imóvel precisa se sentir seguro ao confiar a você a gestão da venda de um bem que tem um alto valor agregado, tanto em fatores financeiros quanto em emocionais, dependendo da situação.

      Mas do que um mostrador de imóvel, o corretor precisa ser um gestor de negócio, aquele profissional que tem uma visão holística do mercado, que se preocupa em conhecer o perfil do cliente para realizar a venda mais rápida do imóvel que está sendo confiado a ele. E essa percepção de um gestor de negócio deve estar alinhada com o proprietário, ele precisa enxergar em você o profissional que irá oferecer a solução mais assertiva.

      É exatamente este o conselho que lhe dou: não se acomode nunca, esteja sempre em busca da evolução permanente da sua carreira. Busque relacionamentos e não a captação a todo custo.

  3. Luciano disse:

    Boa noite quero saber, como funciona os tramites necessários para quem trabalhará como captador de imóveis? E qual nome dado em inglês que para que tem este árduo trabalho? Quais vantagens e desvantagens no Brasil? Um forte abraço desde já agradeço sua atenção
    Att.
    Luciano

    • Olá Luciano,

      Desde já agradeço a sua participação. Fique sempre à vontade para interagir e trocar experiências conosco.

      Primeiramente é muito bom saber que você está buscando por mais qualificação para atuar também como um captador que também pode ser chamado de “house-hunters.” O aprimoramento contínuo é fundamental para o desenvolvimento desta atividade.

      Não existem trâmites rígidos para quem deseja captar um imóvel. Segundo a orientação do Creci-ES para ser um captador é necessário ser corretor de imóveis. Mas vale a pena você buscar mais detalhes junto ao Conselho da sua região.

      A vantagem de fazer a captação é que você terá um banco de dados de imóveis mais completo e assim terá melhores condições de atender às necessidades de diferentes perfis de clientes, melhorando assim a construção de relacionamento e consequentemente influenciando nos seus resultados.

      Infelizmente, um dos pontos falhos da captação no Brasil é que apesar da exclusividade da venda imobiliária ser obrigatória, muitas empresas e proprietários não cumprem esta norma e a comercialização de imóvel acaba sob a responsabilidade de mais de uma imobiliária ou corretor de imóveis. Tal fato gera algumas inseguranças para o mercado, como um caso que uma leitora do blog recentemente relatou.

      Espero ter contribuído com a sua caminhada profissional.

      Abraços e sucesso.

  4. Renan William Dos Santos disse:

    Olá Luciano tudo bem estou achando muito intereçante oque vovÊ tem passado .

    Sou consultor imobiliario de imoveis na planta como faço pra ganhar dos
    concorrentes imobiliarios e se destacar como o melhor em tudo .
    Como trazer varios clientes no meu plantão de vendas e fechar varias vedas , oferta por telefone , trabalho de rua , ou pontos estrategicos com maior renda financeira qual seria o melhor passo para muitas vendas desde já um grande abraço .

  5. Renan William Dos Santos disse:

    OBS: Sou novo no neste trabalho mas estou amando e já vendi através de trabalho na rua e indicação de amigos continuação de uma boa noite !!!
    att

    Renan .

    • Olá Renan,

      Seja bem-vindo ano nosso blog. Esteja sempre à vontade para interagir conosco e trocar experiências.
      Você traz várias perguntas cujas respostas partem do mesmo ponto de origem: o perfil do seu público de interesse.

      Você precisa identificar quem é o seu cliente, quais são os seus hábitos, as suas motivações de compra. Sobretudo, você tem que compreender como este público gosta de ser abordado, o meio que irá lhe proporcionar a melhor construção de relacionamento com o seu cliente.

      É a partir desta análise que você terá condições de fazer um planejamento mais condizente com os objetivos que almeja atingir.

      Lembre-se: públicos diferentes exigem estratégias diferentes. Os seus resultados serão frutos do planejamento realizado, do alinhamento entre os diferenciais dos serviços que você oferece e o perfil do seu cliente.

      Sucesso em suas vendas.

  6. Carlos Alberto disse:

    Ola Guilherme , gostei muito dos artigos, parabéns.Sou professor de matemática e este ano resolvi abrir mão da minha carga horária para me dedicar uma boa parte do meu tempo para a corretagem de imoveis, totalmente credenciado, porém em todo lugar onde se vai trabalhar o fundamental é a captação e realmente é o meu ponto fraco. Estou começando em outra empresa, porém agora eu quero me tornar um captador nota dez, MELHOR 1000 sairei de manhã com objetivo de opcionar X imóveis e só voltarei quando a META for atingida.SEM META NÃO HÁ SUCESSO

  7. Olá Carlos,

    Seja bem-vindo ao nosso blog e também ao mercado imobiliário.

    Começar uma nova profissão é sempre desafiante. E como todo início, as dificuldades são inevitáveis, ainda mais quando falamos em captação.

    Como abordei no texto, a captação ainda é um desafio até para quem está no mercado há muito tempo, pois temos que romper paradigmas para buscarmos novas formas de atuação. E para isso determinação, capacitação e foco são algumas das principais características de quem deseja ser um excelente captador. Além disso, é necessário ter planejamento e comprometimento com o que foi planejado.

    Espero que as dicas abordadas no artigo possam contribuir para o alcance dos resultados desejados.

    Continue interagindo conosco e compartilhando suas experiências.

    Abraços e sucesso.

  8. Boa tarde Guilherme Machado,

    Seus esclarecimentos sobre a captação são muito oportunos para mim neste momento em que inicio um novo desafio: a captação de áreas comerciais.

    Além de todos os tópicos descritos neste post existe alguma outra dica específica para este filão do mercado? Como você vê o posicionamento de um corretor neste setor corporativo do mercado onde grandes empresas multinacionais atuam em contrapartida às empresas que estão começando neste setor?

    Existem cursos específicos para os corretores que atuam com a captação?

    Atenciosamente,

    César Augusto.

    • Olá Cesar Augusto,

      Obrigado por seu engajamento aqui no blog e também pelo seu importante feedback.

      Além das dicas abordadas no artigo, oriento que você busque manter-se sempre bem informado e atualizado. Leia mais sobre as novidades do mercado, acompanhe portais, vídeos, blogs, perfis nas mídias sociais entre outros meios de comunicação que ofereçam conteúdos relevantes.

      Também é importante estar atento aos aspectos relacionados à legislação a fim de estar sempre preparado para oferecer uma melhor consultoria para o seu cliente.

      Esses aspectos são primordiais para que consiga manter o cliente com o máximo de informações sobre você e sobre o mercado. Isso traz mais credibilidade e segurança para o seu atendimento e potencializa as chances de realizar um bom negócio.

      Acredito que um corretor capacitado e engajado tem todas as condições de se destacar, mesmo diante de outros concorrentes já consolidados no mercado, mas para isso é necessário planejamento e resiliência.

      Sobre os cursos específicos para captação, sugiro que procure o sindicato dos corretores da sua região, pois normalmente eles oferecem este tipo de capacitação, entre muitos outros que podem auxiliá-lo também em outras áreas relevantes para sua atuação.

      Continue interagindo conosco e compartilhando experiências.

      Sucesso em suas captações e até próxima.

  9. Liliane Motta disse:

    Boa Noite Guilherme Machado,

    Seus esclarecimentos sobre a inicialização no mercado imobiliário são muito oportunos para mim neste momento em que inicio um novo desafio.Me sinto muito insegura quanto ao tipo de abordagem que devo fazer ao cliente que visita nossos decorados, Que estrategia devo usar? Como posso fazer um acompanhamento via Email com esse cliente? Gostaria muito de ouvir suas experiencia quanto esse tipo de abordagem.

    Atenciosamente,

    Liliane Motta

    • Olá Liliane,

      Obrigado por seu envolvimento aqui em nosso blog. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      O seu comentário veio em um momento muito oportuno. Na próxima quinta-feira, 11/10, em nosso novo episódio do Intelicast conversaremos exatamente sobre a abordagem ao cliente no stand de vendas e desde já a convido a nos acompanhar. Acredito que muitas dúvidas poderão ser solucionadas neste encontro e novos comportamentos poderão ser provocados.

      Em relação ao acompanhamento via e-mail, antes mesmo de pensar nesta estratégia, você precisa identificar o perfil do seu cliente e se perguntar: o e-mail é a forma mais eficiente de construir um relacionamento com ele?

      Caso a sua resposta seja positiva, a oriento a construir uma comunicação no intuito de passar ao cliente a sua verdadeira intenção de oferecer a melhor solução imobiliária.

      Mantenha um contato periódico, mas não lote a caixa de e-mail com muitas informações, o ideal é um intervalo de 20 dias de uma mensagem para outra. Mande notícias sobre o mercado, tendências, qualidade de vida e não apenas sobre preços ou assuntos que demonstrem uma ansiedade para realizar logo a venda. A dica é: construa relacionamentos, a venda é uma consequência.

      Espero ter ajudado.

      Sucesso!!!

  10. Adriana Araujo Gonçalves disse:

    Boa tarde,

    Me tornei consultora imobiliária e não sei nem por onde começar.

    As vezes arrependo de ter mexido com isso, pois não sei como captar. Queria abrir escritório aqui em casa pq tenho um. Mas como fazer com que o cliente confie em mim? Confie que vou anunciar, vou trabalhar na venda ou compra do imovel?

    :( Att. Adriana

    • Olá Adriana,

      Obrigado por sua participação e envolvimento em nosso blog.

      Não vou pedir para que fique tranquila porque a captação é um aprendizado contínuo e a cada dia temos uma nova lição, por isso não há uma receita pronta que irá lhe garantir o sucesso imediato. Mas se permite uma orientação: não se desespere, foque no seu trabalho, se comprometa, estabeleça metas e siga em frente.

      Como apontei no começo deste artigo, a captação ainda é um grande desafio para o corretor de imóveis, esteja ele no inicio de carreira ou não, pois este processo nos provoca a fazer o inverso do que estamos acostumados, o que demanda de nós um novo direcionamento da forma como nos comportamos.

      Dessa forma é de suma importância que coloquemos em prática os aprendizados que vamos adquirindo em relação à captação. Além das dicas abordadas em nosso blog, é interessante que você converse com corretores mais experientes, troque vivências, observe as práticas ao seu redor, aprenda com erros que identificar neste caminho e adapte as experiências que vem dando certo ao seu modo de trabalhar.

      Já em relação à abertura do escritório próprio, oriento que você avalie bem como anda a sua carreira, faça uma reflexão profunda e pergunte-se se este é o momento indicado para este passo ou se ainda é necessário um pouco mais de experiência de mercado.

      Vou indicar alguns temas que abordamos em nosso blog que acredito que poderão ajudá-la a direcionar melhor a sua carreira. Espero que possa ser útil. Depois você pode compartilhar as suas experiências conosco.

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      O espetacular corretor de imóveis – http://iimob.me/1

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Como se tornar um empreendedor no mercado imobiliário – http://iimob.me/9m

      Sucesso e até a próxima.

  11. gleisiane disse:

    Boa tarde, existem pessoas que sonham em ser médicos, dentistas, veterinários e etc… sempre tive o desejo de ser corretora de imóveis más tenho medo de não ser o que eu estou pensando. será que devo me arriscar?

    • Olá Gleisiane,

      Acredito que qualquer pessoa tem a capacidade de realizar os seus sonhos, desde que esteja empenhada para isto. É preciso compreender, contudo, que realizar sonho inclui dedicação, renúncias, esforço, foco, planejamento, meta.

      Eu, infelizmente, não posso te dizer se você deve ou não se arriscar. Esta é uma decisão pessoal e que precisa ser bem avaliada. E oriento que reflita bem: você está disposta e engajada o suficiente para superar os desafios de entrar em uma nova área de atuação? É a sua resposta que irá direcionar o seu caminho.

      O que posso lhe adiantar é que a profissão de corretor de imóveis é apaixonante. A cada dia temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, aprender coisas novas…

      Compartilho com você alguns textos abordados aqui em nosso blog que poderão ajudá-la a tomar esta importante decisão.

      Corretor de imóveis, alcance seu sucesso através das 6 saúdes – http://iimob.me/4d

      12 dicas para um corretor de imóveis eficiente – http://iimob.me/2s

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      O espetacular corretor de imóveis – http://iimob.me/1

      Seja bem vindo à profissão corretor de imóveis – http://iimob.me/1c

      Corretor de imóveis, você é apaixonado pelo que faz? – http://iimob.me/st

      Espero que possa ajudar. Lembre-se de depois compartilhar a sua decisão com a gente, estamos na torcida. Que independente da sua decisão você possa ter muito sucesso na sua carreira.

      Até breve!

  12. Oliveira disse:

    Boa tarde, acabei de me formar em corretor de imóveis, e em busca de informações para iniciar a prática encontrei este site. Desde já parabéns pelo trabalho pois em poucos minutos encontrei muita informação que precisava. Aconteceu que durante meu curso o não tive a oportunidade da pratica e hoje estou um pouco inseguro. Tenho duvidas sobre a o que precisa de documentação para colocar as imagens do imóvel no site. De inicio somente o contrato de prestação de serviços para divulgação? Vou me tornar um grande corretor de imóveis. De inicio tenho que buscar ajuda com profissionais e ter a consciência que sempre tem algo a aprender.

    Att

    • Olá Oliveira, tudo bem?

      Seja bem-vindo à profissão de corretor de imóveis. É uma alegria ter mais um novo colega de trabalho interagindo conosco aqui em nosso blog. Obrigado por seu envolvimento e também pelo seu importante feedback.

      Ter a prática durante a formação para corretor de imóveis é muito importante, pois assim temos melhores condições de assimilar o que aprendemos em sala de aula com a vivência no mercado.

      Contudo, isso não é uma limitação para que você se torne um excelente profissional, pois um corretor de imóveis se constrói a cada dia, a cada novo desafio vencido e a cada atendimento realizado. Pois temos a oportunidade de aprender e evoluir um pouco mais diariamente. É essa motivação, ou seja, este desejo de aprendizado contínuo, que nos torna um diferencial no mercado.

      Em relação à divulgação de imóvel no site, o ideal é que esse material seja publicado com a assinatura do contrato de exclusividade, mas na prática sabemos que isso nem sempre é possível.

      Então, oriento que você procure pelo CRECI da sua região que poderá lhe passar informações mais específicas sobre a realidade que você vivencia. O conselho é um excelente parceiro, sua função não é apenas fiscalizar, mas também ajudar e orientar no desenvolvimento do profissional.

      Desejo sucesso neste novo desafio. Fique à vontade para fazer do nosso blog um espaço de troca de experiência, de sugestão e também de esclarecimento de dúvidas. Juntos podemos provocar novas reflexões e comportamentos para o mercado imobiliário.

      Abraços.

  13. VAGNER GOMES disse:

    Olá Guilherme, td bem?Sou um recem formado corretor de imóveis e vasculhando a internet me deparei com o seu blog e a linguagem clara que vc utiliza com dicas preciosas para quem já esta no mercado e principalmente para quem esta começando, como é o meu caso.Apesar do curso de TTI, nós novatos no mercado, agimos com insegurança referentes a normas técnicas como documentação exigidas dos imóveis a serem negociados, sejam de terceiros ou lançamentos.Onde posso obter estas informações de maneira clara como as dicas q vc transmite?Agradeço o espaço e as dicas que agora vou acompanhar com frequência.

    • Olá Vagner, tudo bem?

      Seja bem-vindo a profissão corretor de imóveis. Esta insegurança no começo é normal, e de certa forma até inspiradora, pois nos provoca a aperfeiçoarmos as nossas práticas e a melhorarmos a cada dia.

      O tipo de informação que você procura pode ser obtida junto ao CRECI ou sindicato da sua região, cartórios ou instituições financeiras.

      O CRECI e o sindicato, aliás, são importantes parceiros, pois além de fiscalizar, a sua função é também auxiliar no desenvolvimento do corretor.

      Você também já pode considerar o nosso blog um aliado para a sua qualificação profissional, teremos um maior prazer em ajudá-lo no que estiver ao nosso alcance. Por isso, esteja sempre à vontade para participar e trocar experiências.

      Até breve!

  14. tatiane disse:

    bom dia Guilherme, gostaria de saber qual é a melhor forma de captar os clientes da classe A no litoral?

    • Olá Tatiana,

      Obrigado por seu envolvimento com a nossa reflexão.

      Além das dicas abordadas no nosso artigo, acrescento que é preciso que o corretor faça uma verdadeira imersão na área na qual deseja captar um imóvel. Relacione-se com as pessoas da região, envolva-se com a dinâmica local, faça-se percebido.

      A captação é um exercício contínuo e se me permite uma analogia, é como se fosse uma caça ao tesouro. Para tanto, o corretor precisa investigar, reunir informações estratégicas e, assim, adequar a sua atuação à realidade de cada situação.

      Desejo sucesso em suas captações e convido-a compartilhar su experiências conosco, pois certamente ela irá contribuir com a evolução de muitos profissionais que assim como você desejam investir nesta área de atuação.

      Juntos somos fortes.

  15. joyce disse:

    Olá… Estou me interessando por essa área imobiliária. Qual é o melhor lugar para trabalhar (ganhar as maiores comissões)de SP? Depois vc acha rentável eu abrir uma imobiliária???

    • Olá Joyce, tudo bem?

      Tenha certeza de que esta é a resposta que todo corretor de imóveis gostaria de ter, portanto, eu não me arriscaria em dar uma resposta definitiva, pois o conceito de melhor é muito variável. Para uns, melhor empresa para se trabalhar pode significar aquela que oferece a maior comissão, para outros é aquela que tem um ambiente mais agradável de trabalho, e assim por diante. Então, em qualquer resposta poderia lhe passar um julgamento equivocado.

      Contudo, posso afirmar com toda certeza que para você descobrir o que é melhor, de acordo com a sua concepção, é necessário que faça uma pesquisa entre as possibilidades oferecidas em sua cidade e identifique aquela que melhor se enquadre aos seus anseios, pois em geral, não há uma variação muito grande entre as comissões praticadas no mercado.

      O setor imobiliário apresenta várias possibilidades de ganhos e isto cada vez mais desperta o interesse dos profissionais, porém, é importante compreender que os resultados chegam, mas eles vêm depois de um período de médio e longo prazo e exige qualificação permanente, persistência, foco e planejamento.

      Em relação a sua outra pergunta, abrir uma imobiliária pode sim ser um negócio rentável, mas disso depende uma série de questões como o quanto você está disposta a empreender, como está o seu planejamento para este objetivo, e, sobretudo, o seu conhecimento de mercado.

      Empreender é uma algo fascinante, mas também um grande desafio.

      Compartilho com você alguns posts que acredito que poderão contribuir para a sua reflexão.

      Planejamento: pode apostar, sua venda depende disso – http://iimob.me/81
      O quanto você está preparado para empreender – http://iimob.me/q8
      Seja bem-vindo à profissão corretor de imóveis – http://iimob.me/1c

      Desejo muito sucesso em caminhada e que continues a compartilhar conosco novas experiências.

      Abraços e até a próxima.

  16. Antonio Lima disse:

    Guilherme, boa tarde.

    Eu tenho grande interesse em atuar nessa area, mas ainda estou com um certo receio, pois eu vi alguns casos que corretores ficaram muito tempo ser vender.
    Gostaria de saber o porque desses carretores não conseguem o sucesso.
    E quais os passos que devo seguir para ser um corretor de sucesso.

    abs

    • Guilherme Machado disse:

      Olá Antonio, tudo bem?

      Agradeço o seu envolvimento com o nosso blog. A sua participação é fundamental para enriquecer cada vez mais este espaço.

      Quero lhe dizer que este receio é normal, afinal, o que é novo sempre causa um certo estranhamento. Porém, acredito que este temor inicial deve servir como impulsionador para novas atitudes e não como uma barreira para inovação em nossa carreira. Portanto, provoque-se!

      Os motivos para muitos corretores não alcançarem os resultados almejados são os mais variados possíveis, mas avalio que a falta de planejamento e de um envolvimento efetivo com o mercado sejam as principais causas de muitos fracassos.

      Desse modo, os caminhos para o sucesso também são variáveis, mas alguns elementos são imprescindíveis: planejamento, foco, envolvimento efetivo, estudo contínuo do mercado e gostar do que faz são alguns deles.

      Compartilho com você algumas reflexões que poderão ajudá-lo a construir o seu caminho de sucesso.

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      Planejamento: pode aposta, sua venda depende disso – http://iimob.me/81

      O espetacular corretor de imóveis – http://iimob.me/1

      Corretor de imóveis: os 5 erros mortais de um atendimento – http://iimob.me/d6

      Seja um Corretor Coach e venda mais – http://iimob.me/1×7

      Mate seus velhos hábitos: seu sucesso depende disso – http://iimob.me/1ii

      Como se tornar um vendedor campeão no mercado imobiliário? – http://iimob.me/ac

      Corretor de imóveis: monte seu plano de ação com o modelo 5W2H – http://iimob.me/152

      Corretor de imóveis: você faz a gestão do seu tempo? – http://iimob.me/1bd

      Além disso, realizaremos no dia 06 de março um curso online gratuito com o tema “Seja um corretor de sucesso em 40 dias”, onde abordaremos técnicas simples e poderosas que podem transformar a sua carreira.

      As inscrições podem ser feitas http://iimob.me/40diasparaosucesso

      Espero que estas reflexões possam te ajudar, mas lembre-se, não basta apenas saber o que deve ser feito, é preciso fazer, é a sua atitude que irá balizar o seu caminho para o sucesso.

      Um forte abraço.

  17. Ana Paula disse:

    Estou iniciando recentemente, vou trabalhar num lançamento no interior de apartamentos na planta minha casa minha vida quais os passos para iniciar um pirata bem sucedido. Obrigada
    Abraços, e parabéns pelo site ele nos ajuda muito

    • Olá Ana Paula, seja bem-vinda ao Mercado imobiliário e também ao nosso blog. Agradecemos a sua participação e importante feedback.

      As estratégias de plantão pirata dependem muito do lançamento e da região onde o imóvel será erguido. Eu geralmente indico começar o plantão no período de 60 a 90 dias antes do lançamento oficial.

      Além do próprio plantão pirata, é interessante desenvolver um trabalho no comércio, escolas e residências da região para identificar potenciais clientes e criar certo senso de urgência quanto às melhores oportunidades de negociação do imóvel.

      Esta era uma prática que sempre utilizava e tive ótimas oportunidades de fazer importantes negócios e espero que você também possa compartilhar conosco experiência bem sucedidas com o plantão pirata.

      Abraços e sucesso

  18. mario vieira disse:

    |Bom dia gostei muito do blog, gostaria de saber se tem outras maneiras de capitar sem ser ir para rua procurar.Obrigado.

    • Olá Mario, tudo bem?

      A captação é uma área de atuação bem dinâmica. Além do trabalho in loco, é possível também realizar a atividade de outras formas. Um bom exemplo é a captação por meio da utilização do mailing, um banco de dados com potenciais clientes onde constam os contatos de telefone e e-mail.

      É muito comum que as incorporadoras ou imobiliárias repassarem esse mailing para o corretor a fim de que o mesmo faça a ativação destes prospects. Verifique se a empresa na qual você trabalha conta com este banco de dados e analise de que forma poderá transformar estas informações em estratégias a partir da realidade que você vive.

      Agradeço a sua participação em nosso blog e seu importante feedback.

      Sucesso em suas captações.

  19. Parabéns pelo seu trabalho Guilherme Machado,

    Li a matéria e os comentários, gostei muito.

    Sou novo na área, estou trabalhando na parte de locação, com captação de imóveis, gostaria que você me ajudasse, pois nunca atuei com imóveis.

    Desde já muito obrigado.

    • Olá Anderson Angioletti,

      Costumo dizer que capacitação, planejamento e foco são elementos essenciais para o corretor que almeja ter o sucesso em qualquer área de atuação no mercado imobiliário. Contudo, estes elementos desacompanhados de uma prática diferenciada não fazem a menor diferença. Você concorda?

      É preciso alinhar conhecimento e prática. Por isso, as dicas que abordei neste artigo poderão lhe ajudar muito na sua área de atuação, desde que o entendimento delas seja convertido em novos comportamentos. Convido você a tentar aplicar estas dicas no seu dia a dia e a compartilhar conosco os resultados desta experiência.

      Além disso, lhe indico outros artigos aqui em nosso blog que poderão ajudá-lo a traçar um melhor caminho para o seu desenvolvimento.

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      Planejamento: pode aposta, sua venda depende disso –http://iimob.me/81

      Obrigado por seu envolvimento com o nosso blog e por tão importante feedback.

      Abraços e sucesso

  20. Ola Guilherme, estou entrando nesse mercado de captação. ja fiz alguns contatos. Sou vendedor ha muitos anos, mas sempre tive paixão pela area imobiliaria.
    Gostaria de saber quais documentos preciso do imovel para passar para a imobiliaria.
    muito obrigado
    bauru, sp

    • Olá Benedito,

      Obrigado por sua participação em nosso blog.

      Cada imobiliária tem o seu procedimento interno de documentação, mas na maioria dos casos os documentos exigidos são: a titularidade do
      imóvel ou Certidão de Ônus atualizada, cópias de documentos pessoais, cópia do IPTU e do condomínio.

      Muitas certidões estão disponíveis hoje na internet e complementam os documentos necessários.

      Espero que estas informações possam lhe ajudar.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco. Será uma grande alegria contar mais uma vez com o seu engajamento.

      Um forte abraço.

  21. Débora Oliveira disse:

    Bom Dia…. sou uma correspondente da Caixa Econômica e faço toda a aprovação de crédito para o cliente (desde a entrevista até o termino do registro em cartório). Estou agora tirando meu CRECI para me adaptar melhor no ramo imobiliário. Como faço para entrar nesse ramo de captar imoveis. Qual melhor meio ?

    Débora.

    • Guilherme Machado disse:

      Olá Debora, tudo bem?

      Desde já seja bem-vinda ao mercado imobiliário. É sempre uma alegria saber que o nosso mercado atrai novos profissionais, pois isto é uma prova de que o segmento imobiliário está em pleno desenvolvimento e cada vez mais forte.

      As dicas abordadas neste artigo são primordiais para quem deseja investir no ramo da captação. Compreendê-las e tentar inseri-las em seu dia a dia de acordo com o seu perfil de trabalho é fundamental, pois a profissão de corretor de imóveis se constrói na prática.

      A captação é uma área bem dinâmica. Você pode começar o trabalho in loco, ou seja, indo às ruas à procura de imóveis para captar como também é possível também realizar a atividade por meio da utilização do mailing, um banco de dados com potenciais clientes onde constam os contatos de telefone e e-mail.

      Tudo vai depender da sua forma de atuação e da prática da empresa na qual você está vinculada, caso haja este vínculo.

      O mais importante na captação é começar a agir. Leia novamente este artigo com uma nova visão, tentando identificar entre as dicas aqui apresentadas àquelas que melhor se adequarão ao seu perfil. Converse com outros profissionais da sua região, pesquise as particularidades da área em que atua, monte um planejamento e o coloque em prática.
      Avalie sua atuação e veja onde você pode melhorar e tenha certeza que os resultados virão, mesmo que em período de médio ou longo prazo.
      Esteja preparada para os desafios e não desista diante das primeiras dificuldades, pois elas vão existir.

      Desejo muito sucesso e que você possa compartilhar conosco experiências bem sucedidas em captação e nas mais diferentes áreas de atuação do corretor de imóveis.

      Juntos somos fortes!!!

  22. claudia mary disse:

    Olá Guilherme, tudo bem?

    obrigada pelas dicas, esta me ajudando muito. Comecei o curso e estou adorando.

    • Olá Claudia, tudo ótimo e você?

      Agradeço seu importante feedback e envolvimento em nosso blog.

      Sinta-se sempre à vontade para interagir conosco. Sua participação é essencial para continuarmos sempre compartilhando assuntos de interesse do mercado.

      Afinal, juntos somos fortes!!!

  23. Tiago Savegnago disse:

    Olá Guilherme! Sou Vendedor em uma empresa de Consultas e Análise de Crédito. Trabalhamos com todos os segmentos de mercado, porém, eu particularmente, trabalho com o ramo imobiliário, ofertando aos corretores e imobiliárias, as nossas consultas. Uma coisa em que sempre me preocupei, é entender melhor esse ramo para oferecer sempre o melhor e falar a linguagem do cliente. Já procurei em vários sites mas, foi no seu que encontrei o melhor conteúdo e o que mais me chamou a atenção, é o respeito que você tem ao responder cada comentário.
    Parabéns! O site é ótimo e eu estou aprendendo muito!

    • Olá Tiago,

      Que honra poder saber que de alguma forma nosso blog tem contribuído para aprimorar o seu trabalho.

      Fazemos questão de responder com atenção e todo respeito aos comentários feitos em nosso blog, pois temos certeza de que a participação de cada um de vocês é fundamental para melhorarmos o nosso trabalho e, assim, de forma coletiva ajudarmos a consolidar um mercado imobiliário mais forte e profissional.

      Agradeço o seu envolvimento e importante feedback. Este espaço é nosso, portanto envolva-se e seja envolvido por ele.

      Juntos somos fortes!!!

  24. EVANDRIO disse:

    NOSSA! ESTAVA LENDO SOBRE CAPTAÇÃO E VI O CARLOS ALBERTO COMO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ACHEI COINCIDÊNCIA, TAMBÉM SOU PROFESSOR DESSA MESMA DISCIPLINA, A DIFERENÇA QUE EU AINDA NÃO TERMINEI MEU CURSO DE TTI…….MAS TÃO LOGO TERMINAR IREI INTERAGIR MAIS NESTE SITE QUE ACHEI MARAVILHOSO DO MESTRE GUILHERME….AGORA ESTOU SENDO ALUNO, RS E QUEM SABE ATÉ O ANO QUE VEM IREI TAMBÉM ATUAR COMO CORRETOR E PELO MENOS REDUZIR MINHA CARGA HORÁRIA DE PROF……..QUERO QUE ME PASSE UM MOTIVO BOM PARA QUE EU ATUO COMO CORRETOR E MENOS COMO PROFESSOR, OK AGUARDO, OBRIGADO!

    SE DE REPENTE A RESPOSTA FOR TÃO BOA ASSIM,TALVEZ ABANDONAREI POR COMPLETO A PROFISSÃO DE PROFESSOR…..TALVEZ NO FUTURO QUERO LECIONAR SÓ A NOITE E DURANTE O DIA TODO DEDICAÇÃO TOTAL À CORRETAGEM COM BOAS CAPTURAS DE IMÓVEIS!

    • Olá Evandrio, tudo bem?

      Nossa! Que desafio você me propõe: lhe dar um bom motivo para investir na carreira de corretor de imóveis. Quanta responsabilidade!

      Primeiro quero esclarecer que não estou aqui para sentenciar uma verdade absoluta. A proposta do nosso blog é gerar uma interação maior entre os corretores de imóveis espalhados pelo mercado e provocar novos comportamentos e reflexões. Por isso, tudo o que compartilho aqui é fruto da minha experiência na qual os meus erros foram os meus maiores aprendizados.

      Explico isso, pois a partir da minha experiência poderia lhe dar vários bons motivos para ser um corretor de imóveis, mas jamais lhe diria para largar a sua profissão de professor, pois esta deve ser uma decisão pessoal, fruto de uma longa reflexão sobre o seu projeto de vida.

      Assim como você, e o próprio Carlos Alberto, muitos profissionais das mais diferentes áreas vislumbram no mercado imobiliário a oportunidade de uma melhoria na sua qualidade de vida. Estes são atraídos na maioria das vezes pela possibilidade de altos ganhos financeiros, dadas comissões serem provenientes de um bem de alto valor.

      Sob este ponto de vista, o mercado imobiliário é realmente muito atrativo.

      Porém, é necessário observar que os resultados vêm, mas depois de um período de médio ou longo prazo.

      Por isso, para investir profissionalmente no mercado imobiliário é necessário ter consciência de que alguns elementos fundamentais precisarão estar mais presentes no seu dia a dia: foco, planejamento, persistência, disciplina, comprometimento, estudo contínuo, gostar de se relacionar com pessoas e resiliência.

      Reflita sobre isso. Analise as vantagens e os desafios que envolvem a carreira. Se você estiver realmente disposto a colocar estes elementos em prática, tenha certeza, você tem potencial para ser um grande corretor de imóveis.

      Depois, conte para gente como foi sua experiência. Tenho certeza que ela poderá contribuir para reflexões de tantos outros profissionais que, assim como você, estão em dúvida sobre investir ou não na carreira de corretor.

      Juntos somos fortes!!!

  25. Karla disse:

    Guilherme, parabéns!
    Foi um achado o seu site, muitas informações valiosas e excelente conteúdo para reflexão e crescimento profissional.

    Estou pretendendo abrir uma imobiliária, gostaria de algumas dicas para tirar essa ideia do papel.

    ps.: referente ao post lido, achei a parte da sugestão do Tour boa, porém acredito que seja importante levar o cliente ao imóvel, o poder de persuasão do corretor é fator determinante para o fechamento do negócio!

    • Olá Karla,

      Muito obrigado por seu envolvimento e feedback tão positivo. Este retorno é muito importante para nós, pois é a partir dele que poderemos evoluir continuamente.

      Antes de abrir uma imobiliária é necessário conhecer bem o mercado no qual se pretende atuar, as responsabilidades legais e econômicas que esta decisão implica.

      Pesquise o seu mercado, converse com outros empreendedores da sua região, avalie quais as dificuldades que eles encontraram ao abrir a empresa, recolha dicas. Tudo isto para que você tenha maior segurança e assertividade na sua decisão.

      Compartilho com você alguns posts que poderão ajudá-la nesta reflexão.

      O quanto você está preparado para empreender? – http://iimob.me/q8

      Entre ter dinheiro e uma boa ideia: prefira uma boa ideia – http://iimob.me/3rq

      Qual a importância do líder no planejamento e execução das suas tarefas? – http://iimob.me/gk

      Uma visão diferente do líder 2.0 – 8 características fundamentais – http://iimob.me/133

      Já em relação ao Tour Virtual, é importante frisar que ele não exclui a ida ao imóvel, mas nos ajuda a recolher informações estratégicas para apresentar o cliente ao imóvel mais adequado ao seu perfil.

      Com o tour virtual podemos otimizar o tempo do nosso cliente, pois se soubermos interpretar bem as informações passadas por ele durante o passeio virtual, temos maior potencial de apresentá-lo com mais rapidez ao imóvel que ele procura.

      Até breve.

  26. Denis Augusto da Silva disse:

    Boa noite, Guilherme

    Para a captação de imoveis de alto padrão, existe alguma técnica especifica que funcione em questão de conseguir exclusividade deste imóvel e conquistar o cliente para meus serviços?Como destacar entre os demais concorrentes?Como funciona este tour virtual?tem mais técnicas que em ajudem a sair na frente?

    Desde já agradeço e fico no aguardo do seu retorno

    • Olá Denis, tudo bem?

      A dúvida sobre como agir com clientes no mercado de luxo é comum entre os corretores e recebemos vários comentários com este mesmo questionamento em nosso blog. Diante disso, fizemos um texto exclusivo sobre este assunto e o convido a aprofundar esta reflexão conosco no seguinte link: http://iimob.me/2ay

      Já o tour virtual é uma ferramenta disponível nos sites de algumas imobiliárias e construtoras que possibilita uma verdadeira viagem virtual pelo empreendimento, através de uma tecnologia que permite apresentar um imóvel com riqueza de detalhes. Se utilizado com estratégia, o tour virtual nos ajuda a identificar de forma mais eficiente o tipo de imóvel que o cliente procura e assim potencializamos as chances de oferecermos imóveis mais adequados ao perfil do mesmo, bem como reduzimos as visitas desnecessárias a vários imóveis.

      Outra ferramenta que podemos lhe citar é o corretor online, onde o cliente pode tirar suas dúvidas de forma rápida e fácil.

      Espero que estas dicas possam lhe ajudar. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Juntos somos fortes!!!

  27. Reinaldo disse:

    Boa noite, Guilherme

    Gostaria de saber mais dicas sobre como fazer um trabalho de divulgação que chame bastante atenção e traga os clientes para o plantão, trabalhos como ex: planfletar,abordagem na rua, placas, faixas, ligações e etc.

    obrigado

    • Olá Reinaldo, tudo bem?

      Todo trabalho de comunicação pressupõe um planejamento que leve em consideração o tipo de imóvel que será divulgado e o público ao qual será destinado. São estes elementos que irão determinar que tipo de ação será elaborada: se uma campanha de abordagem direta ao cliente, se haverá anúncio em televisão, rádio ou internet, se será usado e-mail marketing, entre outras possibilidades.

      O caminho a ser tomado nas estratégias de comunicação está diretamente ligado ao perfil do seu público. É preciso saber quem ele é, como gosta de ser abordado e com que tipo de linguagem para, assim, consolidar a ação de divulgação.

      Compartilho com você uma reflexão que acredito que irá lhe ajudar a ampliar os horizontes sobre o planejamento da comunicação:

      http://iimob.me/3z

      Espero que lhe ajude e que você possa compartilhar conosco importantes experiências nesta área e assim também contribua para o aperfeiçoamento de outros profissionais.

      Juntos somos fortes!!!

  28. Sérgio Matos disse:

    Olá Guilherme, acho este seu Blog muito interessante, e concordo plenamente consigo, a captaçao e a parte mais importante dentro do ramo imobiliario, uma boa captaçao é sempre uma venda garantida, eu sou Portugues, trabalho nesta area a 15 anos, vou abrir uma Imobiliaria aqui no Brasil, e tambem irei ensinar tecnicas de captaçao aos meus Corretores. Boa sorte para si e parabens pelo seu Blog.

    • Olá Sérgio, tudo bem?

      Obrigado pelo importante feedback e por contribuir para nossa reflexão.

      Desejo que tenha muito sucesso neste seu novo projeto e que possamos trocar importantes experiências na área de captação e de tantos outros assuntos fundamentais para o bom desempenho dos profissionais do mercado imobiliário.

      Juntos somos fortes!!!

  29. Acacio S. Cavalcante disse:

    Bom artigo, como todos os outros, Guilherme. Sou fã do seu modo de escrever : simples, claro, objetivo, sem inventar. Parabéns.
    Tem algum artigo que fale sobre captação de clientes, prospecção, por telefone ?
    Sobre a corretagem em geral, tem algum livro publicado ? Se não tem, deveria pensar no assunto.
    Dos livros que já leu, sobre vendas, motivação, marketing, filosofia,
    quais recomenda ? Que tal uma palestra em Indaiatuba ? Posso conseguir espaço e divulgar.

    • Olá Acacio,

      Muito obrigado por sua participação e tão motivador feedback.

      Temos sim um artigo que fala sobre a importância do atendimento telefônico no qual as dicas também podem ser aproveitadas para captação e prospecção através deste meio de comunicação: http://iimob.me/bp

      Sobre o livro, estamos em fase de planejamento do nosso primeiro e-book, uma forma democrática e fácil de compartilhar as experiências vividas ao longo destes mais de 15 anos de atuação no mercado imobiliário. Ainda no primeiro semestre lançaremos a primeira edição.

      Continue ligado em nosso blog e acompanhe as novidades.

      Aqui em nosso blog tem uma sessão chamada “Eu recomendo” aonde você tem acesso a livros, artigos e filmes que de alguma forma fazem parte do meu dia a dia e são obras importantes para o processo de aprendizado e crescimento: http://www.guilhermemachado.com/eu-recomendo/

      Ainda não tenho uma palestra prevista para Indaiatuba, mas fico muito feliz em saber que poderei contar com a sua parceria. Estamos nos empenhando para levar os nossos cursos para todo país e tão logo esperamos conhecer a sua cidade e compartilhar um pouco da minha experiência com os corretores daí e também aprender e evoluir um pouco com mais com vocês.

      Juntos somos fortes!!!

  30. Michele disse:

    Olá Guilherme, tudo bem? Tenho lido seus artigos e tenho aprendido muito com eles, gostaria de um conselho. Sou corretor de imóveis a um mês, estou fazendo o curo T.T.I e estou gostando muito, tenho observado os corretores de imóveis da imobiliária em que estou trabalhando e percebo que aprendo mais com eles do que não se deve fazer do que com o que se deve fazer, visto que vejo muita falta de dedicação, retorno aos pequenos clientes e postura errada ao atender um cliente. Como sou nova na área, não comento nada, pois pode parecer prepotência da minha parte.
    Tenho atendido clientes que procuram a imobiliária por email, telefone ou visita pessoalmente, porém, minha maior dificuldade está na falta de imóvel na região que o cliente procura. Nesse caso, vou até a região tentar captar imóveis, às vezes consigo captar novos imóveis, tanto nessa região como no caminho dela, mas, na maioria das vezes, não dentro do que o cliente específico estava buscando, assim, durante esse tempo dedicado a captação, o cliente acaba comprando com outra imobiliária. O que devo fazer para agilizar esse problema?

    Obrigada,

    Michele

    • Olá Micheli, tudo bem?

      Obrigado por sua participação em nosso blog. O seu envolvimento é fundamental para aprimorarmos cada vez mais este espaço de reflexão.

      Sempre digo que é muito importante estarmos em contato com corretores mais experientes, pois temos a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas destaco: Tanto como devemos agir como o que não devemos fazer no atendimento ao cliente. Este contato sempre nos possibilita agregar importantes lições ao nosso dia a dia.

      No que diz respeito mais especificamente a sua pergunta, quero destacar que a captação é sempre um grande desafio, mas esta é uma etapa vital para o bom desempenho do corretor de imóveis, uma vez que a partir dela podemos ter em nosso banco de dados uma quantidade maior de oferta para satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

      Como você tem tido dificuldade em captar imóveis no perfil desejado pelo cliente, oriento que você desde o início estabeleça um relacionamento sincero com o seu cliente, baseado principalmente em estudos e argumentos do mercado.

      Se ao atender o cliente você perceber que não há em seu banco de dados um imóvel que se enquadre às necessidades dele, explique por meio de palavras e de informações do mercado (pesquisas, matérias de jornais, etc) que há no mercado um déficit de imóveis com o determinado perfil, mas que você se empenhará em encontrar o imóvel que melhor satisfaça a demanda do cliente.

      Demonstre interesse e sinceridade em suas palavras. Isto é fundamental para que o cliente confie em você e crie um relacionamento sólido que o possibilite esperar que você encontre o imóvel ideal para ele.

      Neste processo de captação não deixe jamais de dar o retorno ao cliente.

      Faça-o acompanhar também as etapas deste processo para que ele perceba que não foi esquecido e que você está verdadeiramente empenhada em oferecer a solução imobiliária mais satisfatória.

      Estas são algumas das possibilidades que você tem para sanar o seu problema de uma forma mais rápida, contudo, lembre-se que não há uma receita pronta e que cada região tem uma particularidade. Oriento que você tente conversar um pouco mais com outros profissionais da sua cidade, verifique se eles também encontram estas dificuldades, pesquise como eles têm superado este desafio. Recolha o máximo de informações que lhe ajudem a encontrar as suas próprias estratégias para realizar mais vendas.

      Depois, compartilhe conosco o resultado desta experiência. Sucesso!

      Juntos somos fortes!!!

  31. anderson disse:

    Bom dia !

    Ainda eu tenho muitas duvidas de como capitar um imóvel gostaria de saber um modo mais facil de começar !

    obg.

    • Olá Anderson,

      A captação é uma atividade em que a facilidade só vem com a prática. O melhor jeito de se tornar um bom captador é sendo um. Vá para as ruas, desafie-se, saia do óbvio, “Quebre as regras!!!”. A excelência vem com o treino.

      Comece colocando as dicas destes posts em prática, mas, sobretudo, tente adequá-las à sua realidade e seu o perfil de trabalho. Depois compartilhe conosco os resultados.

      Juntos somos fortes!!!

  32. Fabiano Fabricio disse:

    ESTOU NA ÁREA A 03 ANOS EMBORA EU VENDA ALGUNS LOTES,E CASAS EM PARCERIA,COMO OUTROS CORRETORES NÃO SOU CORRETOR E SIM CAPTADOR DE IMÓVEIS EM UMA IMOBILIÁRIA NO INTERIOR, O NEGÓCIO FICA DIFÍCIL QUANDO NÃO SABEMOS QUEM VENDEU O IMÓVEL QUE CAPTAMOS É MUITO ARDÚO NOSSO TRABALHO ESTOU DESANIMANDO,E DIRECIONANDO A VENDAS, !!! PORQUE ALGUNS CORRETORES PEGAM AS FICHAS E REPASSAM A OUTROS CORRETORES E ASSIM POR DIANTE TEM ALGUM SISTEMA NA CAPITAL, NOVIDADE QUE PODERIA ME INDICAR AONDE A MINHA CAPTAÇÃO FICARIA SEM ACESSO GERAL OU ALGUM TIPO DE SENHA ..USAMOS UM SISTEMA QUE FICA ABERTO PARA TODOS!!

    • Olá Fabiano, tudo bem?

      Obrigado por compartilhar um pouco do seu dia a dia. Esteja sempre à vontade para interagir conosco, afinal, este blog é nosso.

      Nosso mercado é repleto de desafios e para não desanimarmos diante destes percalços é fundamental que estejamos empenhados em dar sempre o nosso melhor, uma vez que os nossos resultados dependem primeiramente dos comportamentos e atitudes. Portanto, não desanime, avalie com calma esta situação e veja de forma você pode se sobressair a estas adversidades.

      Já em relação a sua dúvida sobre a segurança nas informações, existem vários sistemas no mercado que podem contribuir para este quesito. Gosto muito do http://www.salesforce.com/br/ mas o ideal é que pesquise e veja qual melhor se encaixa as suas perspectivas.

      Sucesso em sua caminhada. Juntos somos fortes!!!

  33. Harry disse:

    Estou de mudança para uma cidade do litoral gaúcho. Até já desativei os serviços em minha atual cidade e a grande questão, para mim é como captar imóveis na praia, já que os proprietários, em sua grande maioria, não residem lá. Como acha-los para oferecer os serviços de corretor?

    • Olá Harry,

      Obrigado pelo envolvimento em nosso blog e por compartilhar conosco um pouco dos seus projetos.

      Você precisa estudar os hábitos e comportamentos do mercado da nova cidade onde você passará a atuar. É apenas conhecendo as particularidades da região que você poderá montar a melhor estratégia para captação.

      Juntos somos fortes!!!

  34. fabila disse:

    Bom dia,

    Trabalho hoje na area de cobrança, e recebi uma proposto com otimos ganhos par entrar no ramo de captador de imoveis, como nao tenho nenhum ref. tenho lido suas respostas e acompanhado seu trabalho e gostaria que me orientasse por se tratar de uma mudança radical.
    Estou insegura, por outro lado me dou muito bem com desafios…

  35. Halyne disse:

    Bom dia. Meu nome é Halyne, mudei totalmente minha vida profissional neste ano de 2013. Sou formada em Nutrição e aproximadamente 5 meses tornei-me Corretora.
    Com essa mudança tão repentina, estou bastante vulnerável a dúvidas, entretanto sempre busco adequar-me e desprouvir das dúvidas…
    Estou necessariamente precisando de algumas dicas e tenho certeza de que pode me esclarecer.
    Atualmente sou responsável por toda locação em empresa de ramo imobiliário.
    Nosso quadro de imóveis não é extenso. E sei que posso melhorar tanto o número de imóveis quanto a finalidade locar vários. Outra dúvida é quanto a visita do cliente ao imóvel. Sempre acompanhamos os cliente, e como isso as vezes aumentamos o gasto de combustível muitas vezes em vão. Aguardo sugestões…

  36. Abraão - Belém disse:

    Obrigado. Deus te abençoe e te guarde.

    • Guilherme Machado disse:

      Olá Abraão,

      Obrigado por tão importante feedback. Desejo toda esta energia positiva pra você e toda sua família.

      Juntos somos fortes!!!

  37. Juliana disse:

    Eu gostei muito do artigo e foi de grande ajuda para mim. Eu estou criando um método de captação de imóveis e já li muitos materiais, porém, este artigo consguiu me elucidar melhor quanto a esta questão e pretendo colocar tudo que li aqui, em prática muito em breve! Parabéns e obrigada por compartilhar!

    • Guilherme Machado disse:

      Olá Juliana, obrigado por tão importante feedback. Depois que colocar o seu método em prática, lembre-se de compartilhar conosco os seus resultados, pois a sua experiência pode inspirar outros profissionais a melhorarem sua perfomance nesta desafiante área da captação.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um Comentário


9 − = seis