Por que um corretor de imóveis precisa entender de decoração?

Por que um corretor de imóveis precisa entender de decoração?

À primeira vista, você pode achar que é bobeira: entender de decoração pode parecer desimportante para um corretor de imóveis. Mas não se engane, conhecimentos básicos de como decorar e reformar ambientes pode ser seu diferencial na hora de fechar uma venda e o que vai fazer com que você conquiste um cliente e o seu concorrente não! É mais uma característica do corretor de imóveis quebra-regras: ele entende de áreas diversas, tem conhecimentos diferenciados de sua profissão e usa tudo isso a seu favor.

 

Imagine a seguinte situação: você vai visitar uma casa com um casal de moradores prestes a se casar. A dupla está em busca da primeira morada, o lar dos sonhos, onde irá criar os filhos e construir a vida juntos. É um momento especial da vida dos dois. No entanto, você chega no imóvel e o piso usado pela construtora não é dos mais bonitos, as paredes não estão com a distribuição desejada pelos noivos, a ausência de móveis faz a esposa se desiludir com o espaço. A venda está prestes a escapar pela janela.

 

Essa pequena história é bem comum na vida de um corretor de imóveis, mas pode ter um final feliz exatamente se você tiver noções de arquitetura e decoração. Se você entender alguns conceitos dessa área, pode argumentar que o piso do qual o casal reclamou poderia ser substituído por um com material mais refinado, e até mostrar quais cairiam bem naquele ambiente. Pode rebater que, de fato, a disposição da parede poderia não ser a melhor, mas que a distribuição dos móveis e acessórios pode contornar esses problemas e resultar na casa dos sonhos – na pior das hipóteses, pode mostrar exemplos de antes e depois de uma reforma que resultaram em moradas deslumbrantes.  Por fim, para tirar a má impressão da cliente sobre o vazio no espaço, você pode dar exemplos de estofados, mobiliários e acessórios que poderiam ser usados para decorar a casa e deixar com cara de lar aquele lugar que estava sem vida.

 

Quando você entende de decoração, não fica apenas empurrando um imóvel para o cliente, mas se torna um consultor dele, dá ideias e apresenta soluções para dar a certeza de que aquela é a morada desejada. Você ajuda o cliente a sonhar e a visualizar a sua casa pronta, mesmo quando o aspecto do imóvel não é agradável, pela falta de mobiliário, por exemplo.

 

E nem é somente na hora da venda que você irá se dar bem caso entenda de décor. Antes da visita com o cliente, também pode usar esses conhecimentos a seu favor. Na hora de fotografar a casa para apresentar seu portfólio no site, uma produção simples (conceito de arquitetura e decoração para se referir à arrumação do ambiente para fotografias) deixa os imóveis disponíveis mais atrativos. Só é preciso tomar cuidado para que as peças não passem uma imagem que mais espante do que atraia o consumidor!

 

Portanto, tanto na hora de atrair quando na hora de fechar uma venda, entender de decoração e arquitetura pode ser um grande diferencial para um corretor de imóveis. Conhecimento nunca é demais e apenas irá colaborar com seu sucesso, seja aproximando-o do cliente ou apresentando a solução para resolver problemas de espaço.

 

Mas por onde começar? Sugiro que você visite o site Viva Decora, um dos maiores bancos de imagens de arquitetura do Brasil, e comece a navegar pelas mais de 120 mil fotografias de ambientes decorados por arquitetos e designers de interiores do país. Lá – e nas matérias informativas do blog da mesma plataforma – você poderá começar a mergulhar em referências, dicas e tendências importantes para se capacitar. Aproveite para instalar o aplicativo do Viva Decora, no iOS (iPhone ou iPad) ou no Android.


Aprenda e esteja preparado para ser um corretor ainda mais quebra-regras e que, quando for questionado sobre decoração, irá surpreender e não enrolar.

 

Texto por Diego Simon, CEO do Viva Decora

SOBRE O AUTOR

Redação GuilhermeMachado.com Equipe de conteúdo do blog GuilhermeMachado.com. Especializada em levar até você as principais notícias do mercado imobiliário. Aproveite!

Deixe seu comentário!