Entrevista com Guilherme Machado: Desafios e oportunidades de um corretor de imóveis

O mercado imobiliário é um dos setores que mais se desenvolveu nos últimos anos. Diante desse cenário, é preciso se manter atualizado e atuante, para não ficar para trás. Isso significa que todo bom corretor está sempre atualizado, conhece as melhores ferramentas e sabe como utilizá-las.

Para falarmos um pouco sobre o assunto, convidamos um dos profissionais mais conectados e inovadores do mercado imobiliário brasileiro, Guilherme Machado. Ele é um dos grandes nomes por trás de conteúdos especializados sobre o mercado imobiliário, abordando temas como inovação, empreendedorismo, economia, sustentabilidade e negócios, no site guilhermemachado.com. O especialista realiza um verdadeiro trabalho de conscientização para corretores e interessados no setor. Acompanhe a entrevista.

Agente Imóvel – O mercado imobiliário brasileiro vem passando por um crescimento acentuado nos últimos anos, e se apresenta como um dos segmentos mais prósperos da economia nacional. E isso faz emergir diversos tipos de questionamentos quanto ao futuro do setor. Em sua opinião, o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2013?

Guilherme Machado – Analiso um mercado imobiliário brasileiro mais maduro e profissional e que caminha para um crescimento sustentado por uma visão planejada. Para 2013 a expectativa é do retorno dos lançamentos, com preços mais equilibrados e reajustes mais conscientes. Além disso, avalio também que haverá um maior planejamento do setor com uma forte tendência de renovação nas formas de projetar um empreendimento, por exemplo, com a oferta de imóveis mais customizados, de acordo com o perfil de cada região e com as necessidades do cliente, o que será um facilitador na hora da comercialização.

“Provocar novos comportamentos no mercado imobiliário” é um dos objetivos do corretor Guilherme Machado | Via: Flickr.

Guilherme Machado – Um dos grandes desafios do setor será a profissionalização, tanto no que se refere à gestão organizacional quanto à capacitação dos profissionais. O mercado imobiliário nacional é muito dinâmico e necessita de profissionais com capacidade de se adequar às novidades que surgem constantemente no setor. Além disso, lidamos com um cliente muito mais exigente e com alto volume de informações sobre o mercado e também sobre o imóvel desejado, o que demanda um atendimento mais criterioso. Dessa forma, a qualificação contínua é uma necessidade.

Agente Imóvel – Tendência comum nas mais diversas áreas, a exigência de profissionais capacitados não é exclusividade do marketing imobiliário. A busca por mão de obra especializada tem sido capaz de fazer a diferença na hora de medir resultados e o sucesso de estratégias. Em sua opinião, hoje quais são as competências necessárias para ser um bom profissional do mercado imobiliário?

Guilherme Machado – O mercado imobiliário é fascinante, mas ao mesmo tempo um grande desafio, pois a cada dia temos a oportunidade de vivenciar e aprender algo novo uma vez que o nosso maior negócio não é o imóvel e sim as pessoas. Por isso, em primeiro lugar é necessário gostar de atuar com o mercado imobiliário, sobretudo, com pessoas, pois é este elemento que dará condição ao profissional de desenvolver as competências necessárias para a sua carreira. Aliado a isso, é necessário planejamento, engajamento, capacidade de construir relacionamentos, saber gerenciar o tempo e qualificação permanente.

Agente Imóvel – Quais são seus conselhos para que um profissional imobiliário possa aprimorar cada vez mais o seu trabalho? Como se qualificar, e turbinar a carreira?

Guilherme Machado – Para turbinar a carreira é necessário um envolvimento efetivo com o mercado imobiliário que possibilite ao profissional avaliar constantemente a sua atuação a fim de evidenciar os pontos fortes e superar limitações. Além disso, é fundamental estudar e analisar diariamente o cenário seja por meio de cursos específicos sobre o mercado imobiliário ou por meio de ações mais simples como leitura de jornais e livros, acompanhamento de blogs e portais que discutem assuntos relacionados ao setor ou ainda a interação nas redes sociais, por exemplo, a participação em fóruns ou grupos. É imprescindível ainda agir com ética e profissionalismos, engajar-se no processo de aprendizado contínuo, saber trabalhar em equipe e comprometer-se em dar sempre o melhor para que os objetivos sejam alcançados.

Agente Imóvel – Vale destacar ainda o surgimento constante de novas estratégias e ferramentas para aumentar as vendas no mercado imobiliário. Qual a melhor maneira de acompanhar o surgimento dessas novas tendências e aprender a usá-las como aliadas do seu negócio?

Guilherme Machado – Costumo dizer que saber fazer algo e não fazer é a mesma coisa que não saber, portanto, mais importante do que acompanhar tendências e acumular informações, é colocar o conhecimento em prática. Acredito que melhor maneira de aprender é inserir as novas técnicas e estratégias no dia a dia de trabalho, porém de uma forma consciente, que possibilite medir resultados, avaliar o que deu certo e o que não deu a fim de corrigir falhas no processo.

Agente Imóvel – Hoje, vivemos um mercado mais maduro e consciente, e por isso a qualificação torna-se imprescindível para que este profissional conquiste seu espaço no mercado que continua se expandindo e ganhando força. Como se diferenciar e se destacar dos demais profissionais?

Guilherme Machado – Não há uma fórmula pronta, cada profissional pode e deve desenvolver seus próprios métodos, mas se fossemos elencar os ingredientes elementares desta receita, certamente não poderiam faltar: comprometimento, planejamento, estudo contínuo e o desejo de dar sempre o melhor em cada ação que o profissional se propõe a fazer.

 

Sobre o Guilherme Machado – Corretor de Imóveis, Consultor, Coach, Palestrante e Estrategista. Executa trabalhos de Desenvolvimento de Equipes para alta performance com foco no Mercado Imobiliário. Contribuições para o desenvolvimento do setor com diversas publicações em jornais e revistas de circulação e relevância nacional. Autor de diversos artigos e posts em portais imobiliários e em seu próprio blog.

—-

Post originalmente publicado em Agente Imóvel.

SOBRE O AUTOR

Redação GuilhermeMachado.com Equipe de conteúdo do blog GuilhermeMachado.com. Especializada em levar até você as principais notícias do mercado imobiliário. Aproveite!

Deixe seu comentário!