(27) 3019-3600 | contato@guilhermemachado.com
Informações estratégicas para corretores de imóveis e análises sobre o mercado imobiliário
Icon post Publicado em 02/05/2013

Entrevista com Guilherme Machado: Desafios e oportunidades de um corretor de imóveis

  • 9

O mercado imobiliário é um dos setores que mais se desenvolveu nos últimos anos. Diante desse cenário, é preciso se manter atualizado e atuante, para não ficar para trás. Isso significa que todo bom corretor está sempre atualizado, conhece as melhores ferramentas e sabe como utilizá-las.

Para falarmos um pouco sobre o assunto, convidamos um dos profissionais mais conectados e inovadores do mercado imobiliário brasileiro, Guilherme Machado. Ele é um dos grandes nomes por trás de conteúdos especializados sobre o mercado imobiliário, abordando temas como inovação, empreendedorismo, economia, sustentabilidade e negócios, no site guilhermemachado.com. O especialista realiza um verdadeiro trabalho de conscientização para corretores e interessados no setor. Acompanhe a entrevista.

Agente Imóvel – O mercado imobiliário brasileiro vem passando por um crescimento acentuado nos últimos anos, e se apresenta como um dos segmentos mais prósperos da economia nacional. E isso faz emergir diversos tipos de questionamentos quanto ao futuro do setor. Em sua opinião, o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2013?

Guilherme Machado – Analiso um mercado imobiliário brasileiro mais maduro e profissional e que caminha para um crescimento sustentado por uma visão planejada. Para 2013 a expectativa é do retorno dos lançamentos, com preços mais equilibrados e reajustes mais conscientes. Além disso, avalio também que haverá um maior planejamento do setor com uma forte tendência de renovação nas formas de projetar um empreendimento, por exemplo, com a oferta de imóveis mais customizados, de acordo com o perfil de cada região e com as necessidades do cliente, o que será um facilitador na hora da comercialização.

“Provocar novos comportamentos no mercado imobiliário” é um dos objetivos do corretor Guilherme Machado | Via: Flickr.

Guilherme Machado – Um dos grandes desafios do setor será a profissionalização, tanto no que se refere à gestão organizacional quanto à capacitação dos profissionais. O mercado imobiliário nacional é muito dinâmico e necessita de profissionais com capacidade de se adequar às novidades que surgem constantemente no setor. Além disso, lidamos com um cliente muito mais exigente e com alto volume de informações sobre o mercado e também sobre o imóvel desejado, o que demanda um atendimento mais criterioso. Dessa forma, a qualificação contínua é uma necessidade.

Agente Imóvel – Tendência comum nas mais diversas áreas, a exigência de profissionais capacitados não é exclusividade do marketing imobiliário. A busca por mão de obra especializada tem sido capaz de fazer a diferença na hora de medir resultados e o sucesso de estratégias. Em sua opinião, hoje quais são as competências necessárias para ser um bom profissional do mercado imobiliário?

Guilherme Machado – O mercado imobiliário é fascinante, mas ao mesmo tempo um grande desafio, pois a cada dia temos a oportunidade de vivenciar e aprender algo novo uma vez que o nosso maior negócio não é o imóvel e sim as pessoas. Por isso, em primeiro lugar é necessário gostar de atuar com o mercado imobiliário, sobretudo, com pessoas, pois é este elemento que dará condição ao profissional de desenvolver as competências necessárias para a sua carreira. Aliado a isso, é necessário planejamento, engajamento, capacidade de construir relacionamentos, saber gerenciar o tempo e qualificação permanente.

Agente Imóvel – Quais são seus conselhos para que um profissional imobiliário possa aprimorar cada vez mais o seu trabalho? Como se qualificar, e turbinar a carreira?

Guilherme Machado – Para turbinar a carreira é necessário um envolvimento efetivo com o mercado imobiliário que possibilite ao profissional avaliar constantemente a sua atuação a fim de evidenciar os pontos fortes e superar limitações. Além disso, é fundamental estudar e analisar diariamente o cenário seja por meio de cursos específicos sobre o mercado imobiliário ou por meio de ações mais simples como leitura de jornais e livros, acompanhamento de blogs e portais que discutem assuntos relacionados ao setor ou ainda a interação nas redes sociais, por exemplo, a participação em fóruns ou grupos. É imprescindível ainda agir com ética e profissionalismos, engajar-se no processo de aprendizado contínuo, saber trabalhar em equipe e comprometer-se em dar sempre o melhor para que os objetivos sejam alcançados.

Agente Imóvel – Vale destacar ainda o surgimento constante de novas estratégias e ferramentas para aumentar as vendas no mercado imobiliário. Qual a melhor maneira de acompanhar o surgimento dessas novas tendências e aprender a usá-las como aliadas do seu negócio?

Guilherme Machado – Costumo dizer que saber fazer algo e não fazer é a mesma coisa que não saber, portanto, mais importante do que acompanhar tendências e acumular informações, é colocar o conhecimento em prática. Acredito que melhor maneira de aprender é inserir as novas técnicas e estratégias no dia a dia de trabalho, porém de uma forma consciente, que possibilite medir resultados, avaliar o que deu certo e o que não deu a fim de corrigir falhas no processo.

Agente Imóvel – Hoje, vivemos um mercado mais maduro e consciente, e por isso a qualificação torna-se imprescindível para que este profissional conquiste seu espaço no mercado que continua se expandindo e ganhando força. Como se diferenciar e se destacar dos demais profissionais?

Guilherme Machado – Não há uma fórmula pronta, cada profissional pode e deve desenvolver seus próprios métodos, mas se fossemos elencar os ingredientes elementares desta receita, certamente não poderiam faltar: comprometimento, planejamento, estudo contínuo e o desejo de dar sempre o melhor em cada ação que o profissional se propõe a fazer.

 

Sobre o Guilherme Machado - Corretor de Imóveis, Consultor, Coach, Palestrante e Estrategista. Executa trabalhos de Desenvolvimento de Equipes para alta performance com foco no Mercado Imobiliário. Contribuições para o desenvolvimento do setor com diversas publicações em jornais e revistas de circulação e relevância nacional. Autor de diversos artigos e posts em portais imobiliários e em seu próprio blog.

—-

Post originalmente publicado em Agente Imóvel.
Autor
Redação GuilhermeMachado.com - escreveu 472 posts para Palestrante Guilherme Machado

Equipe de conteúdo do blog GuilhermeMachado.com. Especializada em levar até você as principais notícias do mercado imobiliário. Aproveite!


Comentários

Powered by Google+ Comments

  1. Ary Barreto disse:

    Guilherme, seu blog, os podcasts, cada artigo disponibilizado é material ou ferramenta de altíssimo nível, facilitando, informando, formando bons profissionais. A nobre profissão de Corretor de imóveis está valorizada, o mercado imobiliário não mais admite desempregados ou aposentados sem qualificação “se passando por corretor de imóveis” Quem tem muitos anos na profissão leva pequena vantagem da experiência acumulada ,mas se não atualizar-se vai ficar para trás, obsoleto, contemplativo. Acabou o tempo do “bom de papo ou bom de lábia” os jovens compradores cada vez melhor informados são mais exigentes, e mentira pequena não tem diferença de mentira grande, é mentira! Lá se foi a venda!!!

    • Olá Ary,

      Obrigado pela parceria de sempre.

      Como você mesmo disse: já foi o tempo do bom de papo ou bom de lábia. O mercado mais do que nunca precisa de profissionais qualificados e dispostos a quebrar regras.

      Juntos somos fortes!!!

  2. [...] Entrevista com Guilherme Machado: Desafios e oportunidades de um corretor de imóveis Compartilhe! [...]

  3. LUCIANA RODRIGUES disse:

    parabéns pela entrevista, sabias palavras.

  4. [...] Desafios e OPORTUNIDADES de um corretor de imóveis [...]

  5. Regina Oliveira martins disse:

    Fiz uma pesquisa sobre mercado imobiliário e gostei muito de seus esclarecimentos e comentários. Poderia utilizar algumas de suas informações na minha página( facebook), pois estou no inicio, como pessoa física. Preciso de estudar e tirar dúvidas de clientes, pensei em colocar seus comentários sobre mercado imobiliário dentro do meu face, mas sou muito cautelosa e gostaria de sua permissão. gostei muito do que li. Abraços.

    • Guilherme Machado disse:

      Olá Regina,

      Será um prazer poder contribuir para o seu trabalho, portanto você pode sim compartilhar as nossas dicas comentários. Solicito apenas que sejam dados os devidos créditos com a disponibilização do link para o nosso blog, de acordo com o estabelecido em política de privacidade:

      http://www.guilhermemachado.com/politica-de-privacidade/

      Agradeço a sua participação e importante feedback.
      Juntos somos fortes!!!

Deixe um Comentário


× oito = 48