6 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp

6 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp

As redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos e, consequentemente, impactaram o modo como fazemos negócio. Portanto, manter uma presença ativa nos espaços digitais de relacionamento é vital para a construção da sua marca, para uma comunicação mais abrangente com os seus clientes, prospecção de novos e também para alavancar seus resultados.

Entre tantas plataformas e canais de relacionamento, o WhatsApp vem ganhado cada vez mais força e relevância. O aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz registra números impressionantes e não pode mais ficar de fora das suas estratégias de vendas.

Só para ter ideia de alguns números, o WhatsApp conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. 42 bilhões de mensagens, 250 milhões de vídeos e 1,6 bilhão de fotos são compartilhados por dia. Além disso, 93% das pessoas conectadas às redes sociais no Brasil utilizam o WhatsApp, o que o torna o aplicativo mais utilizado no país. Portanto, não utilizar o aplicativo hoje é perder oportunidades reais para alcançar os objetivos desejados.

Mas a pergunta que muitos se fazem é: como utilizar essa rede, que é massivamente procurada para troca de conteúdo e relacionamentos tão pessoais, para conquistar clientes e consolidar importantes negócios imobiliários?  

Esta é a pergunta que este artigo pretende responder, ajudando você a encontrar os melhores caminhos para se beneficiar do WhatsApp de forma estratégica, planejada e eficaz. Vou apresentar algumas dicas que, se aplicadas, levarão você a consolidar muitos negócios.

Mas antes de dar as dicas, quero contar algumas coisas que observei que muitos corretores fazem e que, talvez, você também esteja fazendo e, portanto, não esteja alcançando os resultados desejados.

 

Vendas são o resultado de um relacionamento

 

Embora o seu objetivo seja a venda, as redes sociais não devem ser usadas para vender, mas para se relacionar. O resultado financeiro será tão somente a recompensa de um relacionamento bem estruturado.

Percebo muitos corretores trabalhando de forma equívoca, repetindo no ambiente on-line as mesmas invasivas estratégias de vendas praticadas no ambiente off-line. Ou seja, querem a todo custo “cavar” uma venda e focam apenas em conteúdo publicitário como folders de promoção ou de “chances imperdíveis”.

Porém, esquecem do mais importante: conquistar o coração e a mente do seu consumidor. Isso é, conquistar a confiança do cliente, fazer com que ele goste de se relacionar com você e perceba relevância e valor na interação proporcionada pelas redes sociais, como o WhatsApp.

A evolução do marketing nos mostra como as estratégias invasivas perderam a eficácia ao longo do tempo. Se, antes, as propagandas televisas estilo “Casas Bahia”, em que o foco estava totalmente no produto, faziam muito sucesso, hoje, isso já não se aplica mais nos diferentes tipos de negócio com resultados tão expressivos. E, se você reparar bem, perceberá como os anúncios imobiliários em televisão reduziram drasticamente.

Kotler, um dos grandes teóricos e estudiosos do marketing, defende que estamos vivendo a era do marketing 3.0, onde o foco está no ser humano e não no produto. Essa teoria é reforçada por Seth Godin que formulou o conceito de Marketing de permissão. Ou seja, um marketing onde o emissor ganha o privilégio (não direto) de entregar mensagens antecipadas, personalizadas e relevantes para as pessoas que querem recebê-las.

Godin reconhece o novo poder dos consumidores em ignorar o marketing. Por isso, é preciso conquistar esse consumidor, oferecendo o que ele realmente deseja absorver, para, assim, ganhar a permissão de criar um relacionamento.

Mas por que falar de tudo isso antes de dar as dicas práticas de como conquistar resultados no mercado imobiliário por meio do WhatsApp?

Porque se você, corretor, não entender a lógica que funciona por trás de toda estratégia bem-sucedida no ambiente digital, as dicas que vou dar não valerão nada, pois você poderá aplicá-las de forma equivocada e todo o seu trabalho será em vão.

A grande sacada de tudo isso está em entender que o desafio do corretor é engajar o cliente, levá-lo a desejar consumir o seu produto, por meio de uma comunicação e um relacionamento bem estruturado e não de uma intromissão.

Na era do marketing 3.0, você precisa estar alinhado com o seu cliente, os seus valores precisam ser os mesmos valores dele, além disso, você precisa de uma autorização para poder se comunicar.

É necessário saber: quem é você, quais são os seus objetivos, o seu propósito e como essas questões dialogam com as necessidades dos seus clientes. Estando ciente disso, você estará mais preparado para aplicar com sucesso as dicas que vou contar a seguir.

 

Dica 1: tenha um número único de telefone

 

Tenha um número de contato exclusivo de WhatsApp, direcionado ao seu negócio. Assim, você terá condições melhores de gerenciar os seus relacionamentos. Divulgue esse número em seus materiais de contato. Seus clientes precisam saber que você também está acessível por meio do aplicativo.

 

Dica 2: peça permissão ao cliente para se comunicar com ele

 

Como citado, estamos vivendo a era do marketing de permissão. Você precisa obter do seu cliente a autorização para se comunicar com ele. Isso faz com que situações indesejadas ou possíveis bloqueios no WhatsApp sejam evitados, afinal, o cliente já estará ciente de que você se comunicará com ele por meio da plataforma.

Crie formas de captar o telefone do seu cliente. Por exemplo, disponibilize um formulário em seu site, blog ou e-commerce em que tenha o campo de cadastro para o número de WhatsApp. Além disso, em seus atendimentos, pergunte ao cliente qual a melhor forma de se comunicar com ele, coloque o WhatsApp como uma das suas opções de contato.

Pergunte também se você pode enviar, por meio do WhatsApp, mais informações sobre o bairro, forma de financiamento, como comprar imóvel na planta e etc., o tipo de assunto dependerá do perfil do cliente.

#DicaQR: é muito importante que o seu cliente salve o seu número de telefone entre os contatos dele. Solicite que o cliente registre seu número na agenda dele.

 

Dica 2: crie uma lista de transmissão

 

O WhatsApp possui um recurso chamado lista de transmissão. Com ela é possível enviar ou encaminhar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Isso agiliza o seu trabalho e permite criar ações específicas para diferentes ocasiões.

Porém, esse recurso só funciona quando o seu número de telefone está salvo na agenda dos contatos das pessoas que fazem parte da lista. Por isso, a dica QR mencionada anteriormente é vital.

 

Dica 3: segmente sua comunicação

 

Essa prática é essencial. Crie categorias para suas listas de transmissão, bem como para sua comunicação. Ex.: clientes já atendidos, clientes de imóveis na planta, de imóveis avulsos e assim por diante. A categoria dependerá do perfil de produtos que você trabalha.

Quanto mais o seu conteúdo for interessante para o seu cliente maior será a probabilidade de ele querer continuar se relacionando com você. O cliente precisa ver em você um parceiro e não um vendedor, alguém que irá gerar algum benefício para ele e não simplesmente uma venda.

 

Dica 4: customize seu conteúdo

 

Crie conteúdo específico para o WhatsApp, não replique mensagens de outras mídias sem antes customizar. O conteúdo pode ser até similar ao publicado em seus outros canais de comunicação, mas a forma precisa ser diferenciada. Essa é uma maneira eficaz de agregar valor às suas estratégias de relacionamento.

 

Dica 5: grave áudios

6 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp

O áudio tem um poder de retorno incrível quando comparado ao texto escrito. Isso porque a voz tem uma alta capacidade de persuasão, pois age mais diretamente e rapidamente no centro de controle do cliente, ou seja, o cérebro.

#DicaQR: use o áudio em momentos estratégicos e sempre finalize com uma pergunta que demande uma necessidade de resposta. O feedback dessa estratégia é incrível.

 

Dica 6: use fotos persuasivas

 

Trabalhe com fotos que despertem curiosidade e que fujam do padrão a que o cérebro do cliente está programado. Você dificilmente vai vender um imóvel postando somente foto da fachada. Seja criativo.

As possibilidades de interação via WhatsApp são incríveis e diversas. Neste artigo compartilhei apenas algumas das que considero imprescindíveis para quem quer ter sucesso nessa plataforma.

No entanto, se você quer aprofundar nesse tema e mergulhar num conteúdo denso, eficaz e exclusivamente desenvolvido para o mercado imobiliário, conheça o nosso curso on-line “Vendas com WhatsApp”. Vários corretores já adquiriram e estão tendo resultados incríveis.

Faça sua inscrição: www.vendascomwhatsapp.com.br

Você pode decolar para voos muito mais altos e ousados.

Quebre as Regras!!!

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!